Resumo |
Esta pesquisa tem como campo de estudos a formação de professores e explora a aprendizagem da docência e os processos que fundamentam a prática avaliativa de futuros professores, licenciandos em História, da UFV. Desta forma, propomos compreender como os futuros professores aprendem a avaliar, considerando as dimensões das experiências de escolarização, particularmente as aprendizagens sobre avaliação nos percursos de formação dos estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, temos como aporte teórico, dentre outros autores: Tardif (2001), para quem os professores constituem seus valores, representações e certezas antes de sua prática profissional, sendo assim, os sentimentos e significados atribuídos às suas experiências guiam sua percepção avaliativa e prática profissional; Pereira e Mendes (2005) que tratam da formação inicial como espaço para discussões reflexivas sobre os pressupostos teóricos e ideológicos da avaliação educacional; Santos Guerra (2009) que ao falar da avaliação se refere às “tatuagens na alma”, que são as marcas deixadas pelas vivências de processos avaliativos, que podem perdurar por toda vida. Metodologicamente, o estudo será delineado a partir da interlocução com licenciandos em História, da UFV, que em 2017 contavam 257 matriculados. A seleção dos sujeitos se dará após análise da grade curricular do curso, que proporcionará elementos para se compreender em qual período do curso se contempla os elementos pedagógicos em avaliação. Após ter realizado o recorte dos sujeitos da pesquisa, ter feita a submissão e aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da UFV, um questionário online será enviado aos estudantes com o termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); posteriormente será desenvolvida a entrevista semiestruturada. Em seguida será feita a análise de dados, o que implica na organização sistemática de todo o material, buscando identificar as tendências e padrões presente neles. Desta forma, a pesquisa visa uma contribuição ao campo da formação de professores e ao campo do trabalho docente, na medida em que o entendimento sobre a prática avaliativa exercida no ensino superior, e sobre aquelas vividas pelos estudantes em diferentes contextos, sejam fontes de inspiração para novas práticas docentes. Nossa expectativa é de que, por meio da participação na pesquisa, se instigue a um olhar reflexivo sobre as experiências, ressignificando-as e projetando práticas avaliativas a serviço da aprendizagem e do bem-estar. Se a formação inicial não apresentar aos professores elementos teóricos, ideológicos e políticos sobre avaliação para que tenham a capacidade de desconstruir as crenças, os valores, as representações e as certezas que constituíram na socialização como alunos, significa que terão na sua futura atuação como professor a possibilidade de reproduzir modelos de avaliação de forma autoritários e injustos. |