ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Linguística, Letras e Artes |
Setor |
Departamento de Letras |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Cynthya Andrade Paula |
Orientador |
ANA MARIA FERREIRA BARCELOS |
Título |
Uso de estratégias de aprendizagem de vocabulário no ensino de inglês no CELIN |
Resumo |
Os debates quanto ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa tendem a focar no trabalho com as quatro habilidades linguísticas: Listening, Speaking, Writing e Reading. Dentro dessas habilidades, um aspecto muito importante é a aprendizagem de vocabulário que, na maioria dos casos, nem sempre é foco ou objetivo explícito nas aulas de línguas, não permitindo assim que alunos e professores realmente reflitam sobre esse tópico. Portanto, conhecer e ser capaz de aplicar estratégias de aprendizagem de vocabulário adaptando-as a diferentes objetivos e contextos apresenta-se como uma abordagem importante para que o estudo de novas palavras e expressões seja um fator presente e significativo dentro dos planejamentos de professores e alunos. Este trabalho tem por objetivo relatar sobre uma experiência feita em uma das turmas de nível pré-avançado do CELIN (Curso de Extensão em Língua Inglesa) do Departamento de Letras (DLA) da Universidade Federal de Viçosa no decorrer das aulas do primeiro semestre de 2019. O objetivo dessa experiência de ensino foi apresentar e ensinar aos alunos algumas estratégias de aprendizagem de vocabulário e verificar sua receptividade e utilização pelos alunos. Nesta apresentação, abordaremos as crenças iniciais dos alunos colhidas nas primeiras semanas de aula quanto à aprendizagem de vocabulário juntamente com algumas atividades que promoviam o contato com diferentes estratégias de vocabulário, além das suas impressões quanto a cada uma dessas atividades. Os resultados sugerem que os alunos de inglês reconhecem a importância de aprender vocabulário e conhecem algumas estratégias de aprendizagem, porém não conseguem se orientar claramente quanto à isso. As estratégias promovem uma aprendizagem de vocabulário mais fundamentada e direcionada, auxiliando os alunos a serem mais autônomos em relação a sua aprendizagem. Concluímos com a apresentação de algumas vantagens de se conhecer as crenças dos alunos e trabalhar com estratégias de vocabulário em sala de aula. |
Palavras-chave |
estratégias, vocabulário, crenças |
Forma de apresentação..... |
Oral |