Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11413

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cynthya Andrade Paula
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Uso de estratégias de aprendizagem de vocabulário no ensino de inglês no CELIN
Resumo Os debates quanto ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa tendem a focar no trabalho com as quatro habilidades linguísticas: Listening, Speaking, Writing e Reading. Dentro dessas habilidades, um aspecto muito importante é a aprendizagem de vocabulário que, na maioria dos casos, nem sempre é foco ou objetivo explícito nas aulas de línguas, não permitindo assim que alunos e professores realmente reflitam sobre esse tópico. Portanto, conhecer e ser capaz de aplicar estratégias de aprendizagem de vocabulário adaptando-as a diferentes objetivos e contextos apresenta-se como uma abordagem importante para que o estudo de novas palavras e expressões seja um fator presente e significativo dentro dos planejamentos de professores e alunos. Este trabalho tem por objetivo relatar sobre uma experiência feita em uma das turmas de nível pré-avançado do CELIN (Curso de Extensão em Língua Inglesa) do Departamento de Letras (DLA) da Universidade Federal de Viçosa no decorrer das aulas do primeiro semestre de 2019. O objetivo dessa experiência de ensino foi apresentar e ensinar aos alunos algumas estratégias de aprendizagem de vocabulário e verificar sua receptividade e utilização pelos alunos. Nesta apresentação, abordaremos as crenças iniciais dos alunos colhidas nas primeiras semanas de aula quanto à aprendizagem de vocabulário juntamente com algumas atividades que promoviam o contato com diferentes estratégias de vocabulário, além das suas impressões quanto a cada uma dessas atividades. Os resultados sugerem que os alunos de inglês reconhecem a importância de aprender vocabulário e conhecem algumas estratégias de aprendizagem, porém não conseguem se orientar claramente quanto à isso. As estratégias promovem uma aprendizagem de vocabulário mais fundamentada e direcionada, auxiliando os alunos a serem mais autônomos em relação a sua aprendizagem. Concluímos com a apresentação de algumas vantagens de se conhecer as crenças dos alunos e trabalhar com estratégias de vocabulário em sala de aula.
Palavras-chave estratégias, vocabulário, crenças
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.