ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia/Tecnologia |
Setor | Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
Bolsa | FUNARBIC/FUNARBE |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Amanda Santana Martins |
Orientador | DANIELLE DIAS SANT ANNA MARTINS |
Título | O Ensino a Distância Como Proposta para as Aulas Práticas da Engenharia de Produção |
Resumo | A Universidade Federal de Viçosa disponibiliza todo o suporte necessário para a criação de disciplinas a distância. Neste contexto, surgiu a proposta do oferecimemto de uma disciplina de formato somente prático, a EPR 421 - Pesquisa Operacional Aplicada à Engenharia de Produção, na modalidade semipresencial para dois campi da Universidade Federal de Viçosa: Viçosa e Rio Paranaíba. Para o curso de engenharia de produção do campus Viçosa, a disciplina é obrigatória para o oitavo período. Já para o curso de engenharia de produção do campus Rio Paranaíba, a disciplina é optativa. O projeto viabilizou o ensino a distância a partir da criação e utilização de materiais didáticos digitalizados e disponibilizados em formato digital na plataforma virtual de aprendizagem da UFV, o PVAnet. Foi possível, então, a interação entre as partes interessadas da disciplina – professoras, tutoras e alunos – além do alinhamento e relação dos dois campi. Este último ponto foi trabalhado a partir de atividades comuns para todos os alunos, independentemente do local, e troca de experiências. Em relação à implementação da metodologia proposta, os materiais de estudo são postados no PVAnet semanalmente, juntamente com os exercícios referentes ao conteúdo abordado. Os alunos devem postar suas resoluções em horários pré-definidos e há horários de tutoria disponíveis semanalmente para auxílio na resolução dos exercícios. Os conteúdos abordados na disciplina presencial EPR 421 foram aglomerados em quatro módulos compostos por 15 horas. Os módulos apresentam a mesma estrutura expositiva no ambiente virtual de aprendizagem (aulas narradas, vídeo-aulas, materiais para leitura, exercícios propostos) e se diferenciam apenas pelos temas abordados. Dada a importância do assunto, torna-se necessário o aprimoramento de pontos de melhoria identificados durante a aplicação da disciplina semipresencial no semestre 2019/2. Dentre estes pontos, destacam-se a necessidade de se realizar e cumprir o planejamento prévio de atividades, a melhoria da comunicação entre os campi, além da organização constante de materiais e do tempo. Por conseguinte, a utilização de recursos digitais para o aprendizado permite aos alunos que cursem a disciplina de um modo dinâmico e possibilita que estes conheçam ferramentas práticas utilizadas na Engenharia de Produção. Além disso, permite o envolvimento de estudantes de diferentes campi da UFV e a troca de experiência entre os mesmos. |
Palavras-chave | ensino a distâncial, pesquisa operacional, engenharia de produção |
Forma de apresentação..... | Oral |