Resumo |
É assegurado às crianças e adolescentes deficientes com necessidades especiais sua inserção na rede escolar municipal de Viçosa sem distinção. Com isto, diversos desafios surgiram, sobretudo sobre como suprir a demanda de cuidados frente à especificidade da necessidade especial de cada indivíduo. Assim, surge o projeto de extensão, visando colaborar na superação destes desafios. De modo a conhecer cada estudante, o projeto vem há um ano proporcionando as aproximadamente 80 crianças e adolescentes deficientes com necessidades escolares especiais acesso à puericultura e hebicultura por meio das consultas de enfermagem, objetivando identificar possíveis moléstias atuais, mapear a história pregressa de saúde desses indivíduos, avaliar os padrões de segurança, proteção, nutrição, atividade e repouso bem como colher o histórico familiar e social. Para viabilizar o projeto e tendo co-participação, realizaram-se interlocuções com os entes públicos do município. Inicialmente, teve-se como proposta realizar as consultas de enfermagem no domicílio de cada família. Contudo, mesmo com o agendamento da visita domiciliar, ao qual era feito pelas Unidades de Estratégias de Saúde da Família por meio do Agente Comunitário de Saúde, as famílias não se encontravam em domicílio. Frente à baixa efetividade, passou-se a realizar os atendimentos em conjunto e no espaço da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma vez que estas crianças e adolescentes possuem vínculo desde o diagnóstico da doença e recebem acompanhamento multiprofissional. Até o momento, realizaram-se 31 consultas de enfermagem. Os atendimentos de enfermagem têm permitido a realização da puericultura às crianças e adolescentes com necessidades especiais e se desdobram em orientações sobre o cuidado de forma individualizada, instrumentalizando o familiar para o cuidar de forma segura. Para além deste ganho, os dados do projeto subsidiarão aos entes públicos discussões para melhorias nas políticas públicas voltadas à esta população no município; sobretudo, do ponto de vista do cuidado especial que estes requerem durante sua permanência no ambiente escolar a partir de sua inserção por meio da inclusão social. Este projeto se encontra em andamento, contudo destaca-se que as atividades desenvolvidas têm oportunizado realizar a puericultura, evidenciando a importância do acompanhamento longitudinal das crianças e adolescentes com necessidades especiais. Após traçar o perfil destas crianças, propõem-se desenvolver cartilhas de cuidados básicos de segurança, proteção e higiene e a realização de oficinas com funcionários da rede municipal escolar. |