Resumo |
Levando em consideração que grande parte da população brasileira não teve acesso à educação financeira durante a sua formação acadêmica, o presente trabalho integra o Projeto de Ensino Educação Financeira: consumidores, investidores e empreendedores conscientes e inovadores desenvolvido no IFMG Campus Avançado Ponte Nova com a finalidade de contribuir com a formação de cidadãos capazes de lidar com questões econômicas ao longo de suas vidas. Especificamente, pretende-se promover estudos semanais a respeito dos conceitos e ferramentas para o planejamento financeiro. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (2018), a abordagem da educação financeira nas salas de aula pode gerar impacto significativo na organização financeira das famílias, apontando que 70% dos estudantes que participam de estudos sobre a temática ajudam os pais a comprar de forma consciente. Assim, com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos próximos dois anos, a educação financeira deve fazer parte do currículo de todas as escolas do país como tema transversal e integrador. A metodologia consiste na realização de oficinas e grupos de trabalhos, envolvendo a seleção de temas, elaboração de planejamentos com ementas e estratégias didáticas, além de uma avaliação diagnóstica via formulário Google Docs aplicada aos quarenta estudantes inscritos, todos do ensino médio do Campus. Como parte dos resultados, a primeira oficina realizada em maio de 2019, inspirada no best-seller “Pai Rico, Pai Pobre” teve o objetivo de garantir um maior engajamento dos alunos, para que assim estejam motivados a se dedicarem ao projeto. A segunda oficina denominada “Desmistificando o Mercado Financeiro” teve o propósito de debater conceitos introdutórios e desconstruir ideias que não condizem com a realidade do mercado financeiro. O perfil majoritário do público-alvo aponta idade entre dezesseis e dezessete anos (84%), sendo 72% do gênero feminino. Entre os participantes, mais da metade nunca havia participado de debates acerca de educação financeira e 72% afirmou possuir pouco conhecimento na área. Além disso, 100% dos respondentes consideram muito relevante adquirir conhecimentos a respeito da educação financeira nas escolas, corroborando a pertinência do projeto. Como parte de uma exposição dos projetos de pesquisa, extensão e ensino do IFMG foi apresentado uma fase deste estudo em 30 de maio durante o ato em defesa da educação pública na Praça central da cidade de Ponte Nova, contribuindo para aproximação da população local. Destaca-se que houve grande interesse de representantes de outras escolas públicas pelo projeto. Para além do que prevê a BNCC, formar cidadãos conscientes, críticos, criativos e protagonistas para construir uma sociedade mais justa e solidária constitui parte da missão do IFMG e envolve discussões a respeito do tema proposto neste projeto. |