Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11404

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Flávia Mayrink Lima Oliveira
Orientador Cássia do Carmo Pires Fernandes
Outros membros Edmar Jesus Pena de Souza, Igor de Assis Basílio Corrêa, João Coelho de Alvarenga e Melo, Sibele Leandra Penna
Título Educação financeira como código do capital intelectual no ensino médio
Resumo Levando em consideração que grande parte da população brasileira não teve acesso à educação financeira durante a sua formação acadêmica, o presente trabalho integra o Projeto de Ensino Educação Financeira: consumidores, investidores e empreendedores conscientes e inovadores desenvolvido no IFMG Campus Avançado Ponte Nova com a finalidade de contribuir com a formação de cidadãos capazes de lidar com questões econômicas ao longo de suas vidas. Especificamente, pretende-se promover estudos semanais a respeito dos conceitos e ferramentas para o planejamento financeiro. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (2018), a abordagem da educação financeira nas salas de aula pode gerar impacto significativo na organização financeira das famílias, apontando que 70% dos estudantes que participam de estudos sobre a temática ajudam os pais a comprar de forma consciente. Assim, com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos próximos dois anos, a educação financeira deve fazer parte do currículo de todas as escolas do país como tema transversal e integrador. A metodologia consiste na realização de oficinas e grupos de trabalhos, envolvendo a seleção de temas, elaboração de planejamentos com ementas e estratégias didáticas, além de uma avaliação diagnóstica via formulário Google Docs aplicada aos quarenta estudantes inscritos, todos do ensino médio do Campus. Como parte dos resultados, a primeira oficina realizada em maio de 2019, inspirada no best-seller “Pai Rico, Pai Pobre” teve o objetivo de garantir um maior engajamento dos alunos, para que assim estejam motivados a se dedicarem ao projeto. A segunda oficina denominada “Desmistificando o Mercado Financeiro” teve o propósito de debater conceitos introdutórios e desconstruir ideias que não condizem com a realidade do mercado financeiro. O perfil majoritário do público-alvo aponta idade entre dezesseis e dezessete anos (84%), sendo 72% do gênero feminino. Entre os participantes, mais da metade nunca havia participado de debates acerca de educação financeira e 72% afirmou possuir pouco conhecimento na área. Além disso, 100% dos respondentes consideram muito relevante adquirir conhecimentos a respeito da educação financeira nas escolas, corroborando a pertinência do projeto. Como parte de uma exposição dos projetos de pesquisa, extensão e ensino do IFMG foi apresentado uma fase deste estudo em 30 de maio durante o ato em defesa da educação pública na Praça central da cidade de Ponte Nova, contribuindo para aproximação da população local. Destaca-se que houve grande interesse de representantes de outras escolas públicas pelo projeto. Para além do que prevê a BNCC, formar cidadãos conscientes, críticos, criativos e protagonistas para construir uma sociedade mais justa e solidária constitui parte da missão do IFMG e envolve discussões a respeito do tema proposto neste projeto.
Palavras-chave Educação financeira, ensino médio, BNCC.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.