Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11401

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lucas de Almeida Araújo Lisboa
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Outros membros Vanessa Damacena Carvalho
Título Comparação do nível de criatividade motora e cognitiva entre crianças de diferentes níveis de experiência esportiva
Resumo Introdução: A capacidade de produzir soluções novas e inesperadas sob pressão de tempo é uma das características importantes para jogadores de esportes coletivos, os quais apresentam uma grande variedade de situações. A criatividade permite que os atletas sejam mais efetivos durante suas ações no jogo e tornam mais difícil que elas sejam antecipadas por seus oponentes. A criatividade cognitiva envolve pensamentos originais para soluções de problemas, enquanto a criatividade motora, diz respeito a execução de movimentos originais e improvisados a partir das condições ambientais. Objetivo: O presente estudo teve como principal objetivo comparar crianças de clubes e escolinhas esportivas de futebol e futsal em relação à criatividade motora e cognitiva. Materiais e métodos: A amostra total foi composta por 64 sujeitos do sexo masculino de 9 a 11 anos de idade (M=10,09±1,00 anos), sendo 16 crianças de categorias de base de clubes e 48 de escolinhas de futebol e futsal. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliar a experiência formal e informal do sujeito na modalidade esportiva. Para a avaliação da criatividade motora, utilizou-se a escada de agilidade, enquanto para a avaliação da criatividade cognitiva foi aplicado o teste de fluência verbal. Os critérios para avaliação da criatividade motora foram a fluência, a flexibilidade e a originalidade dos movimentos realizados. Para a comparação da criatividade cognitiva e motora entre sujeitos das escolinhas e dos clubes utilizou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney, adotando um nível de significância de p<0,05. Resultados: Os resultados demonstraram que as crianças envolvidas na prática esportiva no clube possuem um maior volume de treinamento semanal em ambientes formais quando comparado aos sujeitos de escolinha esportiva (p=0,007). Por outro lado, não houve diferença na média de prática esportiva (futebol / futsal) no ambiente informal (p=0,211). Em relação à criatividade, não houve diferença entre as crianças da escolinha e de categorias de base de clubes no teste de criatividade cognitiva (p>0,05). Porém, em relação a criatividade motora, os sujeitos envolvidos na prática esportiva em clubes foram melhores nos componentes de fluência (p=0,026), originalidade (p=0,008) e escore total do teste (p=0,023) quando comparados ás crianças de escolinhas. Conclusão: Pode-se concluir que as crianças que praticam futebol ou futsal em clubes esportivos possuem uma maior criatividade motora do que sujeitos de escolinhas esportivas, o que pode ser devido ao maior volume de treinamento semanal.
Palavras-chave Criatividade motora, Futebol, Criança.
Forma de apresentação..... Oral
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