ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Departamento de Matemática |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Vitória Carolina Lorêdo de Souza |
Orientador | MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA |
Título | Matemática lúdica e criativa |
Resumo | O projeto de extensão "Ludicidade no Ensino da Matemática" tem como objetivo divulgar a metodologia lúdica para o ensino de Matemática. Um dos principais desafios no ensino da Matemática é fazer com que o conhecimento adquirido tenha significado para o aluno. Para alcançar tal objetivo é preciso estar sempre em busca de novas formas e métodos que possam facilitar e, principalmente, concretizar o aprendizado de nossos alunos. Para tanto é preciso que o professor pesquise o elenco de metodologias e abordagens pedagógicas que poderá utilizar para, de acordo com a sua realidade, escolher a melhor forma de atuar. Dentre diversas linhas do ensino da Matemática escolhemos as atividades lúdicas. A utilização de atividades lúdicas nas aulas de matemática estimula o desenvolvimento de diversas potencialidades no aluno como o raciocínio lógico, a criatividade, a atenção, a concentração e também auxilia-o a adquirir confiança em sua própria habilidade de solucionar problemas. Com o lúdico, o aluno é convidado a participar de atividades que despertam o seu interesse e vontade de aprender, através dos diversos desafios, atividades lógicas e jogos. No dia 27 de abril do corrente ano, visitamos a Escola Municipal Pe. Francisco José da Silva, em Viçosa, com nosso projeto. Desenvolvemos atividades lúdicas diversas com alunos do Ensino Fundamental I e II e Educação Infantil. As atividades foram: boliche com os números, poliedros de Platão,"twister", torre de Hanói e muitas outras. Os professores, no mesmo dia, participaram de um minicurso de jogos africanos com o objetivo de auxiliá-los a trabalhar a matemática de forma lúdica e interdisciplinar. Ao final, realizamos uma avaliação das atividades vivenciadas, visando aprimorar a aplicação e adaptação das atividades a outros conteúdos matemáticos. As atividades contaram com a participação de toda a escola, inclusive a direção. Foi um sucesso e tivemos um retorno muito positivo. Neste painel, apresentaremos os resultados observados nesta experiência na E. M. Pe Francisco José da Silva. |
Palavras-chave | Ensino, Matemática, Ludicidade |
Forma de apresentação..... | Painel |