Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11391

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Vivan Pereira Chaves
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Júlia de Cássia Lopes Silva, Larissa Pereira Raimundo, Paula Monik Araujo Soares, Túlio de Oliveira Gomes
Título Experimentos no Alice Loureiro: despertando o espírito científico
Resumo A infraestrutura de uma escola afeta diretamente a aprendizagem. A falta de recursos destinados à educação limita muitas vezes o professor ao giz e a lousa. No projeto “Químicas, Físicas e Engenheiras em ação: construindo conhecimento” são atendidas cinco escolas públicas mineiras e uma delas está localizada no bairro Silvestre em Viçosa. Esta escola possui um laboratório de química, que foi desativado em anos anteriores para atender a demanda do ensino integral e a chamada Telessala. Este ano, as atividades laboratoriais estão sendo aos poucos retomadas mesmo que ainda com poucos materiais. A ciência química aborda teorias consideradas de difícil compreensão pelos alunos, e aulas experimentais auxiliam os mesmos a assimilar melhor o conteúdo dado em sala e a entender com mais clareza os conceitos, além de estimular a enculturação científica. Nessa perspectiva, contando com a iniciativa das alunas da escola participantes do projeto, foram elaboradas, para os primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio, juntamente com o professor de Química da escola, uma aula experimental demonstrativa no laboratório. A aula contou com três experimentos, sendo eles: "Pasta de Dente de Elefante", "O Prego que Sangra" e o "Sangue do Diabo". Preparo de soluções, reações químicas e gases foram os principais tópicos abordados. Um roteiro com questões sobre os experimentos foi entregue aos alunos, e deveria ser respondido até o final da aula, como atividade complementar, e o mesmo foi avaliado em dois pontos. Ao todo, eram oito perguntas, sendo três delas sobre o experimento Pasta de Dente de Elefante, três sobre o Prego que Sangra e duas sobre o Sangue do Diabo. Após a realização dos experimentos, as alunas do projeto ficaram à disposição para tirar dúvidas e auxiliar os demais alunos na elaboração das respostas. Foram atendidas quatro turmas e em média oitenta alunos. O desempenho foi bastante satisfatório, visto que a maioria dos alunos participantes obtiveram noventa por cento ou mais de acerto nas questões propostas. Somando-se a isso, as alunas proponentes sentiram-se impelidas a estudar e pesquisar sobre as reações apresentadas, imbuídas do espirito científico e da responsabilidade do compartilhamento de saberes.
Palavras-chave Química, experimentos, escola pública
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.