Resumo |
A infraestrutura de uma escola afeta diretamente a aprendizagem. A falta de recursos destinados à educação limita muitas vezes o professor ao giz e a lousa. No projeto “Químicas, Físicas e Engenheiras em ação: construindo conhecimento” são atendidas cinco escolas públicas mineiras e uma delas está localizada no bairro Silvestre em Viçosa. Esta escola possui um laboratório de química, que foi desativado em anos anteriores para atender a demanda do ensino integral e a chamada Telessala. Este ano, as atividades laboratoriais estão sendo aos poucos retomadas mesmo que ainda com poucos materiais. A ciência química aborda teorias consideradas de difícil compreensão pelos alunos, e aulas experimentais auxiliam os mesmos a assimilar melhor o conteúdo dado em sala e a entender com mais clareza os conceitos, além de estimular a enculturação científica. Nessa perspectiva, contando com a iniciativa das alunas da escola participantes do projeto, foram elaboradas, para os primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio, juntamente com o professor de Química da escola, uma aula experimental demonstrativa no laboratório. A aula contou com três experimentos, sendo eles: "Pasta de Dente de Elefante", "O Prego que Sangra" e o "Sangue do Diabo". Preparo de soluções, reações químicas e gases foram os principais tópicos abordados. Um roteiro com questões sobre os experimentos foi entregue aos alunos, e deveria ser respondido até o final da aula, como atividade complementar, e o mesmo foi avaliado em dois pontos. Ao todo, eram oito perguntas, sendo três delas sobre o experimento Pasta de Dente de Elefante, três sobre o Prego que Sangra e duas sobre o Sangue do Diabo. Após a realização dos experimentos, as alunas do projeto ficaram à disposição para tirar dúvidas e auxiliar os demais alunos na elaboração das respostas. Foram atendidas quatro turmas e em média oitenta alunos. O desempenho foi bastante satisfatório, visto que a maioria dos alunos participantes obtiveram noventa por cento ou mais de acerto nas questões propostas. Somando-se a isso, as alunas proponentes sentiram-se impelidas a estudar e pesquisar sobre as reações apresentadas, imbuídas do espirito científico e da responsabilidade do compartilhamento de saberes. |