ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | JOÃO VITOR DE MORAIS GOMES ROSMANINHO |
Orientador | PAULO TADEU GANDRA CAMPOS |
Título | Uma análise das questões de Matemática do Ensino Fundamental II do Exame Nacional do Ensino Médio |
Resumo | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tornou-se o principal meio no ingresso ao Ensino Superior no país, porém, diferentemente dos vestibulares tradicionais, o ENEM não apresenta uma grade de conteúdos delimitada, e sim uma Matriz de Competências e Habilidades, a qual não deixa muito claro o que o aluno deve estudar. Dessa forma, o presente trabalho que é fruto de uma pesquisa fomentada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM), possui como objetivo principal dizer qual é a relevância dos conteúdos relativos ao Ensino Fundamental II no ENEM. Para responder a essa pergunta, partimos da hipótese de que os conteúdos relativos ao Ensino Fundamental II são cobrados em menor escala em relação a aqueles classificados como de Ensino Médio, uma vez que o referido exame busca avaliar estudantes concluintes do Ensino Médio. Assim, a partir da metodologia de pesquisa Engenharia Didática, de Michele Artigue (1988), pesquisamos todas as vinte e uma edições do referido exame (de 2009 a 2018, incluindo as edições para Pessoas Privadas de Liberdade-ENEM PPL), analisamos todas as questões de Matemática e Suas Tecnologias à luz da Teoria Antropológica do Didático, de Yes Chevallard (1996), de modo a enquadrá-las, segundo a coleção ”Matemática: Pensar & descobrir“ de autoria de Giovanni e Giovanni Jr., em conteúdos vistos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A partir dessa análise, chegamos a doze grandes conteúdos pertencentes ao Ensino Fundamental II que já foram contemplados no ENEM e, com isso, foi possível fazer uma análise quantitativa do número total dessa etapa escolar, de maneira a indicar qual a importância desse bloco de questões em relação a todo o exame. Além disso, dentre as questões selecionadas, também foi possível fazer uma análise entre os conteúdos, investigando tendências e apontando a relevância entre eles. Dessa pesquisa criamos uma apostila contendo todas as questões por nós classificadas como de Ensino Fundamental II e separadas por conteúdo, conforme fizemos no decorrer do trabalho. Desse modo, esperamos contribuir com as pessoas que desejam se preparar para o ENEM, através de uma delimitação mais exata dos conteúdos, estimulando o estudo da Matemática e suas Tecnologias, além de aguçar novas pesquisas sobre o tema. |
Palavras-chave | Exame Nacional do Ensino Médio, Teoria Antropológica do Didático, Engenharia Didática. |
Forma de apresentação..... | Painel |