ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Departamento de Nutrição e Saúde |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Victoria Huertas de Carvalho |
Orientador |
MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS |
Outros membros |
ANA IRIS MENDES COELHO, Paula Camargos Zanatta, Viviane Maria de Oliveira |
Título |
A Doença de Alzheimer na perspectiva da análise documental do vídeo “Clarita”: uma ferramenta de ensino na formação do nutricionista |
Resumo |
O documentário “Clarita” retrata, de forma realista e singular, a história de uma mulher que recebe o diagnóstico da Doença de Alzheimer (DA) perpassando do estar ciente do adoecimento ao percurso avassalador da doença, narrando particularidades providas desta vivência. Trata-se de uma história baseada em fatos reais onde a cineasta é filha da personagem Clarita. A proposta deste curta-metragem visa aproximar profissionais de saúde, familiares do portador de Alzheimer, cuidadores e espectadores do cenário que se descortina com a sucessão dos fatos veiculados nas narrativas e nas cenas retratadas, com a intenção de sensibilizá-los quanto à humanização do cuidado para com estes indivíduos, estimulando o processo de ressignificação da vida e da finitude humana. Na formação acadêmica, a análise do vídeo propicia reflexões acerca do convívio com a DA, tendo em vista as várias perspectivas de olhar no contexto das enunciações e das cenas, o que justificou a sua utilização como ferramenta de ensino-aprendizagem na disciplina de Nutrição Geriátrica da Universidade Federal de Viçosa, por fomentar um espaço para discussões sobre os desafios que circundam a prática alimentar ao longo do percurso desta doença. Este estudo objetivou utilizar a análise documental de vídeo como ferramenta de ensino sobre a Doença de Alzheimer para o acadêmico de nutrição. Os procedimentos metodológicos empregados incluíram: seleção do curta-metragem “Clarita” pelo docente para compor o corpus do estudo; revisão bibliográfica de atualidades sobre a DA pelos discentes; a decomposição do vídeo em cenas marcantes para discussão; identificação dos estágios da doença; os desafios na comunicação e no entendimento deste paciente; e o aprofundamento no cuidado alimentar e nutricional com o portador de Alzheimer. A caracterização das cenas e das falas do vídeo foram agrupadas em quatro eixos temáticos, com cores diferenciadas, representados em um diagrama: Doença de Alzheimer e seu percurso; O sentido da semiconsciência e da alienação; Desafios da família frente à Doença de Alzheimer; e Valorização da vida e da finitude humana. A proposta do ensino-aprendizagem a partir da análise documental do vídeo é a abordagem de humanização no cuidado de alimentação e nutrição envolvendo o portador de DA, seus familiares e cuidadores, integrando todos os eixos do diagrama. A aproximação dos discentes com a realidade contextualizada neste vídeo, possibilitou a apropriação dos conhecimentos trabalhados na disciplina na transposição das intervenções nutricionais e alimentares com foco no cuidado integral em saúde. Neste contexto, a técnica da abordagem compreensiva foi estudada concomitante à decomposição das cenas, oportunizando reflexões teóricas e práticas. Conclui-se que a análise documental do vídeo “Clarita” é uma ferramenta de ensino indicada para auxiliar na formação acadêmica de discentes de nutrição por aumentar a sensibilização, orientando o exercício profissional mais humanizado na DA. |
Palavras-chave |
Doença de Alzheimer, análise documental, formação acadêmica |
Forma de apresentação..... |
Painel |