Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11383

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Victoria Huertas de Carvalho
Orientador MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO, Paula Camargos Zanatta, Viviane Maria de Oliveira
Título A Doença de Alzheimer na perspectiva da análise documental do vídeo “Clarita”: uma ferramenta de ensino na formação do nutricionista
Resumo O documentário “Clarita” retrata, de forma realista e singular, a história de uma mulher que recebe o diagnóstico da Doença de Alzheimer (DA) perpassando do estar ciente do adoecimento ao percurso avassalador da doença, narrando particularidades providas desta vivência. Trata-se de uma história baseada em fatos reais onde a cineasta é filha da personagem Clarita. A proposta deste curta-metragem visa aproximar profissionais de saúde, familiares do portador de Alzheimer, cuidadores e espectadores do cenário que se descortina com a sucessão dos fatos veiculados nas narrativas e nas cenas retratadas, com a intenção de sensibilizá-los quanto à humanização do cuidado para com estes indivíduos, estimulando o processo de ressignificação da vida e da finitude humana. Na formação acadêmica, a análise do vídeo propicia reflexões acerca do convívio com a DA, tendo em vista as várias perspectivas de olhar no contexto das enunciações e das cenas, o que justificou a sua utilização como ferramenta de ensino-aprendizagem na disciplina de Nutrição Geriátrica da Universidade Federal de Viçosa, por fomentar um espaço para discussões sobre os desafios que circundam a prática alimentar ao longo do percurso desta doença. Este estudo objetivou utilizar a análise documental de vídeo como ferramenta de ensino sobre a Doença de Alzheimer para o acadêmico de nutrição. Os procedimentos metodológicos empregados incluíram: seleção do curta-metragem “Clarita” pelo docente para compor o corpus do estudo; revisão bibliográfica de atualidades sobre a DA pelos discentes; a decomposição do vídeo em cenas marcantes para discussão; identificação dos estágios da doença; os desafios na comunicação e no entendimento deste paciente; e o aprofundamento no cuidado alimentar e nutricional com o portador de Alzheimer. A caracterização das cenas e das falas do vídeo foram agrupadas em quatro eixos temáticos, com cores diferenciadas, representados em um diagrama: Doença de Alzheimer e seu percurso; O sentido da semiconsciência e da alienação; Desafios da família frente à Doença de Alzheimer; e Valorização da vida e da finitude humana. A proposta do ensino-aprendizagem a partir da análise documental do vídeo é a abordagem de humanização no cuidado de alimentação e nutrição envolvendo o portador de DA, seus familiares e cuidadores, integrando todos os eixos do diagrama. A aproximação dos discentes com a realidade contextualizada neste vídeo, possibilitou a apropriação dos conhecimentos trabalhados na disciplina na transposição das intervenções nutricionais e alimentares com foco no cuidado integral em saúde. Neste contexto, a técnica da abordagem compreensiva foi estudada concomitante à decomposição das cenas, oportunizando reflexões teóricas e práticas. Conclui-se que a análise documental do vídeo “Clarita” é uma ferramenta de ensino indicada para auxiliar na formação acadêmica de discentes de nutrição por aumentar a sensibilização, orientando o exercício profissional mais humanizado na DA.
Palavras-chave Doença de Alzheimer, análise documental, formação acadêmica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.