Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11373

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Mayara Rocha de Araújo
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Júlia de Cássia Lopes Silva, Larissa Pereira Raimundo, Lívia Aparecida Anselmo, Paula Monik Araujo Soares, Ulyana de Souza Martins, Vivan Pereira Chaves
Título Cartas à Madame Curie
Resumo Com a finalidade de incentivar a produção textual e promover a alfabetização científica, foi proposto a seis alunas da Educação Básica de escolas públicas da cidade de Viçosa participantes do projeto “Químicas, Físicas e Engenheiras em ação: construindo conhecimento” que escrevessem cartas à Madame Curie, uma vez que dentre todas as biografias das cientistas estudadas no projeto a de Marie Curie foi a que elas mais gostaram. A alfabetização científica é um processo contínuo em que novos conhecimentos científicos são adquiridos quando o estudante é colocado frente a novas situações, e sua capacidade analítica vai sendo continuamente desenvolvida assim como a construção e reconstrução do conhecimento. Além disso, recomenda-se a inserção da história no ensino de ciências com intuito de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo. Como anteriormente mencionado, as estudantes leram primeiramente uma resenha do livro de Susan Quinn, “Marie Curie: uma vida”. Assim como o livro, a resenha retrata a história de Marie desde a infância, as dificuldades enfrentadas para dar segmento aos seus estudos, seu casamento com Pierre Curie, o nascimento das suas duas filhas, seus trabalhos, descobertas, os inéditos dois prêmios Nobel e outros acontecimentos em sua vida. Foi lhes dado o prazo de uma semana para a confecção da carta, a qual deveria ser manuscrita e a caneta. Dessa forma, elas debateram sobre o tema e acrescentaram informações veiculadas pela mídia e internet. Conforme relatado sentiram-se próximas à cientista, e principalmente, motivadas pela história de garra e superação de Marie, o que lhes permitiu o compartilhamento dos seus anseios e sonhos. Todas se empenharam bastante no exercício, produzindo textos de boa qualidade. A escrita da carta lhes proporcionou a organização do pensamento e a construção de um posicionamento crítico em relação ao mundo em que vivem. Dentre as seis cartas produzidas pelas alunas uma carta foi selecionada e a autora da carta selecionada é a primeira autora deste trabalho.
Palavras-chave Química, Marie Curie, cartas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.