Resumo |
Com a finalidade de incentivar a produção textual e promover a alfabetização científica, foi proposto a seis alunas da Educação Básica de escolas públicas da cidade de Viçosa participantes do projeto “Químicas, Físicas e Engenheiras em ação: construindo conhecimento” que escrevessem cartas à Madame Curie, uma vez que dentre todas as biografias das cientistas estudadas no projeto a de Marie Curie foi a que elas mais gostaram. A alfabetização científica é um processo contínuo em que novos conhecimentos científicos são adquiridos quando o estudante é colocado frente a novas situações, e sua capacidade analítica vai sendo continuamente desenvolvida assim como a construção e reconstrução do conhecimento. Além disso, recomenda-se a inserção da história no ensino de ciências com intuito de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo. Como anteriormente mencionado, as estudantes leram primeiramente uma resenha do livro de Susan Quinn, “Marie Curie: uma vida”. Assim como o livro, a resenha retrata a história de Marie desde a infância, as dificuldades enfrentadas para dar segmento aos seus estudos, seu casamento com Pierre Curie, o nascimento das suas duas filhas, seus trabalhos, descobertas, os inéditos dois prêmios Nobel e outros acontecimentos em sua vida. Foi lhes dado o prazo de uma semana para a confecção da carta, a qual deveria ser manuscrita e a caneta. Dessa forma, elas debateram sobre o tema e acrescentaram informações veiculadas pela mídia e internet. Conforme relatado sentiram-se próximas à cientista, e principalmente, motivadas pela história de garra e superação de Marie, o que lhes permitiu o compartilhamento dos seus anseios e sonhos. Todas se empenharam bastante no exercício, produzindo textos de boa qualidade. A escrita da carta lhes proporcionou a organização do pensamento e a construção de um posicionamento crítico em relação ao mundo em que vivem. Dentre as seis cartas produzidas pelas alunas uma carta foi selecionada e a autora da carta selecionada é a primeira autora deste trabalho. |