Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11368

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Beatriz Woyames Ferreira de Castro Pinto
Orientador MIGUEL ARAUJO CARNEIRO JUNIOR
Outros membros Daniele Pereira da Silva Araujo, Edmilson Pedro Ribeiro, Gabriel Ferreira Castro Cabral, Sthéfany Lemos Fazolo
Título Relato de observação e experiência: Projeto Saúde e Vida – Ginástica para Meia e Terceira Idade
Resumo Introdução: O envelhecimento caracteriza-se por um processo natural e gradual de alterações das capacidades humanas. As alterações advindas desse processo afetam o indivíduo interna e externamente, pois as mudanças fisiológicas como a redução da produção hormonal e a sarcopenia, tendem a afetar também o nível psicológico, visto que é comum encontrar pessoas de meia e terceira idade com casos de ansiedade e depressão. O projeto de extensão Saúde e Vida, realizado no Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), oferece atividades físicas sistematizadas para indivíduos de meia e terceira idade da cidade de Viçosa-MG. Objetivos: Oferecer a comunidade viçosense exercícios físicos, utilizando principalmente a ginástica, a fim de auxiliar na execução de tarefas básicas diárias e, proporcionar uma melhor qualidade de vida e possível redução de riscos de doenças físicas e mentais. Descrição das principais ações: O projeto acontece toda segunda, quarta e sexta-feira, de 07:00 às 07:50 para a turma da Terceira Idade e de 18:00 às 18:50 para a Meia Idade. As aulas acontecem no Pavilhão de Ginástica (PVG) do DES e ofertam exercícios multicomponentes, ou seja, envolvem tarefas de flexibilidade, equilíbrio, força, resistência aeróbica e mobilidade. Durante os 50 minutos de aula, os 5 primeiros são dedicados ao aquecimento, 40 minutos dedicados ao desenvolvimento das outras tarefas (essas divididas em 4 estações, com duração de 10 minutos cada), e os 5 últimos minutos, ao alongamento. As avaliações são realizadas no início, meio e final do ano. A periodização do treinamento físico é montada de acordo com os resultados obtidos nas avaliações, visando propor exercícios adequados para cada modalidade. Além disso, o projeto está diretamente ligado a um grupo de estudo e pesquisa em atividade física e envelhecimento (GEPAFE), onde o professor coordenador e estudantes participantes do curso de Educação Física da UFV discutem temas relacionados a ao treinamento físico e envelhecimento, objetivando oferecer maior vivência e experiência aos futuros profissionais da área. Resultados alcançados até o momento: Através das experiências no projeto, é possível perceber que a prática regular de exercícios físicos promove uma melhora nas capacidades físicas, cognitivas, psicológicas e motoras, além de propiciar uma melhora no bem-estar dos indivíduos, reconhecida pelos mesmos. Também auxilia diretamente na formação dos estudantes participantes, uma vez que proporciona o contato direto com o planejamento, aplicação e supervisão dos programas de treinamento físico propostos. Conclusões: Ressalta-se sobre a importância desse tipo de estratégia como retorno positivo para a saúde e qualidade de vida da população.
Palavras-chave Exercício físico, Treinamento Multicomponente, Envelhecimento
Forma de apresentação..... Oral
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