Resumo |
A partir das experiências vivenciadas na Escola estadual Dr. Mariano da Rocha na cidade de Teixeiras/MG, proporcionadas pelo Programa institucional de Bolsa de iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Viçosa-UFV, verificou-se a dificuldade dos alunos das três turmas do primeiro ano do ensino médio, 1°1, 1°2 e 1°7, na compreensão do conteúdo de climatologia, em especial, a interpretação de climograma. Salientando que durante as aulas referente ao tema supracitado acima, houve uma “desatenção” com os climogramas, sendo entendidos apenas como figuras ilustrativas e não no que tange o porquê da sua importância, uso e sistematização na Geografia, como sua construção.Além da desatenção, o livro didático, também não fornecia uma base satisfatória, uma vez que a obra não apresenta climogramas de todos os tipos climáticos, sendo que seria enriquecedor que cada clima fosse contemplado com sua representação, pois facilitaria a compreensão dos alunos sobre o comportamento e características de cada tipo de clima. Mostrando como essa importante representação gráfica que propicia de forma infindável no entendimento da dinâmica climática é colocada em segundo plano nos livros didáticos.Assim, o presente trabalho teve como objetivo a apresentação do conceito de Climograma com suas variáveis, bem como a sua infindável importância, não somente para classificar os tipos de clima, mas também sua importância associativa a dinâmica ambiental e econômica no espaço, com ênfase para o setor da agricultura, visto que esse é o principal setor econômico da cidade nativa dos alunos. E além disso um exercício prático de construção de um climograma adaptado da cidade nativa deles, utilizando de dados primários, com o objetivo da compreensão de todo o processo de construção de um climograma, desde a coleta de dados à construção do gráfico e após, sua interpretação. Os resultados em relação ao desempenho geral das turmas, foi muito satisfatório, mostrando de fato a compreensão dos conceitos, como também a arte de interpretação dos mesmos. Percebeu se que o fato de trazer o exercício de produção de um climograma da própria cidade dos alunos, proporcionou um estímulo maior de curiosidade e entendimento da dinâmica dos conteúdos geográficos. |