Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11365

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Alicia Garcia Goncalves
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título A aprendizagem significativa e formação de profissionais reflexivos: o que dizem os estudantes sobre os diferentes métodos de ensino, aprendizagem e avaliação?
Resumo Descrição do Tema: discussão e comparação entre os Métodos Tradicionais e os Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação em cursos da saúde. Público Alvo: alunos de graduação dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propõem que os cursos da saúde sejam pautados na aprendizagem significativa e na formação de profissionais críticos, reflexivos e criativos, capacitados para trabalhar com autonomia e responsabilidade visando o pleno desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Destaca-se ainda, a importância da implementação de mudanças no processo de avaliação que deverá ter caráter processual e formativo. Neste sentido, está em pauta, na agenda das universidades, a necessidade de implantação de Métodos Ativos, que capacitem os estudantes para a solução de problemas complexos. Objetivos e Metodologia: analisar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação, comparando os Métodos Ativos com os Métodos Tradicionais, segundo a percepção dos estudantes. Estudo transversal, realizado nos anos de 2016 a 2018 com 171 estudantes de graduação que cursaram a disciplina curricular NUT 364 - Políticas de Saúde. A percepção dos estudantes sobre os Métodos Ativos e Tradicionais foi avaliada por meio do Instrumento de Avaliação dos Métodos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação Ativos e Tradicionais (IAMEAA), desenvolvido pela docente responsável pela disciplina, cuja confiabilidade global, segundo o teste Alfa de Cronbach é de 0,861 a 0931, considerada muito alta, Este instrumento é formado por afirmativas em uma escala Likert que varia de 1 a 4 (Discordo Totalmente, Discordo, Concordo e Concordo Totalmente). Estas afirmativas dizem respeito a cada método aplicado na disciplina: Portfólio Reflexivo, Mapa Conceitual com uso de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Filmes e Método Tradicional (aulas expositivas e provas). Foi feita a média das medianas de cada afirmativa e, por meio do teste de Wilcoxon, a comparação da avaliação dos alunos sobre cada método. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados e Conclusões: o Método melhor avaliado foi a Aprendizagem Baseada em Filmes (3,50), seguida do Mapa Conceitual e Aula Invertida (3,38) e do Portfólio Reflexivo (3,36). O Método Tradicional (2,75), com diferença significativa (p≤0,001), foi o que obteve pior avaliação pelos estudantes. Relativo à avaliação dos estudantes de cada curso sobre os métodos analisados, houve diferença significativa (p ≤ 0,05) apenas na avaliação do Portfólio Reflexivo, sendo este, melhor avaliado pelos estudantes de Enfermagem quando comparado com os de Nutrição. Concluímos que, segundo a percepção dos estudantes, os Métodos Ativos são mais adequados quando comparado ao Método Tradicional, pois auxiliam na melhoria da assimilação e integração dos conteúdos, no processo de reflexão, crítica e tomada de decisões, além de proporcionar a aprendizagem significativa.
Palavras-chave Saúde, Métodos Inovadores e Tradicionais de Ensino, Aprendizagem Significativa
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,68 segundos.