Resumo |
Com o passar dos anos, a evolução tecnológica vem se mostrando cada vez mais frequente, importante e acessível, tornando processos e áreas cada vez mais eficientes, com maior agilidade e melhor qualidade. Saúde, transportes, telecomunicações, geração de energia e muitos outros setores importantes para a população vêm assimilando essas novas tecnologias a seu modo de operação. Na educação não é diferente, o uso de tecnologia, sobretudo das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), revela-se um importante aliado com possibilidades de uso crescentes e cada vez maior aceitação e aplicação nas salas de aula e laboratórios. Nesse cenário destaca-se o software Tracker, que pode ser baixado facilmente e gratuitamente pela internet, é de uso simples, de fácil assimilação e permite ao usuário criar suas próprias constantes e equações ou inserir outras aprendidas em sala de aula, além de fornecer gráficos e tabelas que se apresentam como diferenciais para o ensino. Esse programa é focado no processo denominado videoanálise, que consiste no uso de um programa de computador para se extrair informações (como velocidade, aceleração, ângulos, trajetória) relativas ao movimento de um ou mais corpos e compará-los com o modelo padrão teórico aprendido nas salas de aula, permitindo aos alunos visualizar melhor fenômenos e elaborar explicações. O objetivo do trabalho foi adequar o uso do programa para a utilização no ensino de física e química a nível do ensino médio, por meio da análise de vídeos de lançamentos de foguetes feitos com embalagens PET e para experimentos de química, visto que, mesmo com suas enormes possibilidades, seu uso restringe-se muito para o ensino de física. Foram produzidos roteiros de aula de forma a instrumentar e qualificar o professor para o uso do programa, visando sempre eficiência, independência do aluno e um aprendizado real e prático. Com o final da pesquisa ficou claro que o uso do Tracker apresenta grande potencial para o ensino e o aprendizado da química no ensino médio. |