Resumo |
O presente trabalho busca discutir a representação do corpo gordo feminino na obra do artista colombiano Fernando Botero, evidenciando de que maneira o artista se opõe a um modelo de representação, quase sempre hegemônico, que estigmatiza e marginaliza esse corpo, associando-o à gula, à preguiça, à doença, ao descontrole e à feiura. Pretende-se investigar, ainda, diferentes percepções sobre padrões de beleza, evidenciando mudanças na forma de percepção e de atribuição de valor às estéticas corporais conforme o momento sócio-histórico. Objetiva-se resgatar o olhar sobre o corpo gordo feminino, associando-o à beleza e não ao grotesco, o que será possível através de uma revisão sobre as estéticas do corpo feminino e do corpo gordo no cânone artístico, dando ênfase às figuras da deusa Vênus, e a um conjunto de reflexões mais detalhadas sugeridas especificamente pelo quadro “La Playa”, pintado por Botero em 1996. Esta pesquisa é organizada em quatro seções. Na introdução, é feita uma descrição do quadro “La Playa”, o motivador deste estudo. A segunda seção é dedicada ao referencial teórico, em que discutimos em um primeiro momento sobre como a visão sobre o corpo gordo difere-se em momentos histórico distintos; para isso, tivemos como referência, principalmente, Butler (2018), Vigarello (2012) e Wolf (2019). É discutido, ainda, na segunda seção, como as representações da beleza feminina se materializaram de diferentes maneiras na figura da deusa Vênus em diferentes movimentos artísticos; para tal, trazemos as pinturas 'O nascimento de Vênus' de Botticelli, 'Vênus Adormecida' de Giorgiane, 'Vênus de Urbino' de Ticiano e 'Vênus do Espelho' de P. Rubens além da estatueta 'A Vênus de Willendorf'. Na terceira seção é feita uma revisão dos aspectos das obras de Botero de modo geral e, também, uma discussão acerca de como estes quadros do cânone artístico influenciaram o obra boteriana aqui estudada; além disso, dissertamos a respeito do volume, característica central da obra de Fernando Botero. Na quarta, e última, seção, concluímos que a obra do artista colombiano Botero vai contra os padrões estéticos que valorizam o magro; e a obra do artista ainda ajuda no movimento de associação do volume com a beleza devido a sua grande aceitação pelo público geral. |