Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11349

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Nicilene do Nascimento Sebastião
Orientador ISABELA LEAO PONCE PASINI
Título Raízes do Triunfo
Resumo Este trabalho apresenta o Projeto de Extensão (PIBEX) Raízes do Triunfo, ligado ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena). O projeto tem como objetivo geral realizar ações para o fortalecimento da identidade negra e identidade quilombola em espaços educativos escolares e não escolares em São José do Triunfo. Para isso, buscamos: estimular e aprofundar os debates sobre relações raciais, identidade negra; identidade quilombola e direitos quilombolas; identificar e sistematizar os saberes e fazeres tradicionais mestres griôs e griotas da comunidade ligados às práticas alimentares, plantas medicinais, raizeiras/os, benzedeiras e às principais festas e manifestações culturais (Congado e Capoeira); fortalecer os processos educativos voltados à educação para as relações étnico-raciais na escola municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas; fortalecer intercâmbios e trocas de experiências entre a comunidade São José do Triunfo e outras e a comunidades quilombolas da microrregião através da articulação com a Rede Sapoqui (Rede de Saberes dos Povos Quilombolas) e ao Projeto da Caravana Quilombola e sistematizar as informações levantadas sobre a comunidade em formato de cartilha. As principais ações que realizamos foram: Atividade lúdica com o filme Kiriku no Cine Carcará junto a outra escola e projeto Ecos do Quilombo. Realizamos rodas de conversa na escola com crianças de 4 e 5 anos sobre religião e cultura da comunidade, sobre o Congado, manifestação tradicional da comunidade ligado à festa de Nossa Senhora do Rosário e ao 13 de maio. Na escola também promovemos contação de histórias relacionadas ao fortalecimento da identidade negra, como a história da menina chamada Lelé, uma menina negra que não sabia como cuidar do seu cabelo cheio de cachos e leu em livro da África como cuidar do seu cabelo crespo e que pode trançar, usar amarrado,turbantes, cani calom e etc. A história da Abayomi, uma princesa negra da África, mostra a resistência à escravização com linguagem infantil, trazendo crianças e animais como heróis da princesa que resistiu e ergue novamente o Congo. No final ensinamos as crianças a fazerem a boneca Abayomi com retalhes de tecidos. Também foram realizadas também atividades de formação com a equipe do projeto sobre identidade negra. .Acompanhamos e participamos também da Festa do Congado dia 13 de maio, um momento de participação da comunidade com pessoas de outras comunidades onde acontece as doações de alimentos de algumas pessoas e é um momento rico da cultura da comunidade. Até o momento, entendemos que conseguimos estimular o debate sobre a identidade negra e fortalecer os processos educativos para as relações étnico-raciais no ambiente escolar, onde se concentraram até o momentos nossas atividades. Percebemos alguns indicativos positivos, como o acolhimento das histórias pelas crianças, alteração de comportamento e outros desafios, como a resistência ao tema por parte de algumas educadoras e de algumas crianças.
Palavras-chave identidade negra, identidade quilombola, educação para as relações étnico-raciais
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.