Resumo |
Este trabalho apresenta o Projeto de Extensão (PIBEX) Raízes do Triunfo, ligado ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena). O projeto tem como objetivo geral realizar ações para o fortalecimento da identidade negra e identidade quilombola em espaços educativos escolares e não escolares em São José do Triunfo. Para isso, buscamos: estimular e aprofundar os debates sobre relações raciais, identidade negra; identidade quilombola e direitos quilombolas; identificar e sistematizar os saberes e fazeres tradicionais mestres griôs e griotas da comunidade ligados às práticas alimentares, plantas medicinais, raizeiras/os, benzedeiras e às principais festas e manifestações culturais (Congado e Capoeira); fortalecer os processos educativos voltados à educação para as relações étnico-raciais na escola municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas; fortalecer intercâmbios e trocas de experiências entre a comunidade São José do Triunfo e outras e a comunidades quilombolas da microrregião através da articulação com a Rede Sapoqui (Rede de Saberes dos Povos Quilombolas) e ao Projeto da Caravana Quilombola e sistematizar as informações levantadas sobre a comunidade em formato de cartilha. As principais ações que realizamos foram: Atividade lúdica com o filme Kiriku no Cine Carcará junto a outra escola e projeto Ecos do Quilombo. Realizamos rodas de conversa na escola com crianças de 4 e 5 anos sobre religião e cultura da comunidade, sobre o Congado, manifestação tradicional da comunidade ligado à festa de Nossa Senhora do Rosário e ao 13 de maio. Na escola também promovemos contação de histórias relacionadas ao fortalecimento da identidade negra, como a história da menina chamada Lelé, uma menina negra que não sabia como cuidar do seu cabelo cheio de cachos e leu em livro da África como cuidar do seu cabelo crespo e que pode trançar, usar amarrado,turbantes, cani calom e etc. A história da Abayomi, uma princesa negra da África, mostra a resistência à escravização com linguagem infantil, trazendo crianças e animais como heróis da princesa que resistiu e ergue novamente o Congo. No final ensinamos as crianças a fazerem a boneca Abayomi com retalhes de tecidos. Também foram realizadas também atividades de formação com a equipe do projeto sobre identidade negra. .Acompanhamos e participamos também da Festa do Congado dia 13 de maio, um momento de participação da comunidade com pessoas de outras comunidades onde acontece as doações de alimentos de algumas pessoas e é um momento rico da cultura da comunidade. Até o momento, entendemos que conseguimos estimular o debate sobre a identidade negra e fortalecer os processos educativos para as relações étnico-raciais no ambiente escolar, onde se concentraram até o momentos nossas atividades. Percebemos alguns indicativos positivos, como o acolhimento das histórias pelas crianças, alteração de comportamento e outros desafios, como a resistência ao tema por parte de algumas educadoras e de algumas crianças. |