Resumo |
A Gestão do Conhecimento (GC), do inglês Knowledge Management (KM), pode ser sintetizada como um conjunto de atividades desenvolvidas para criar, reter e disseminar o conhecimento nas organizações. Esse conhecimento pode ser estar presente em dois formatos distintos: tácito ou explícito. O conhecimento tácito se refere às habilidades, percepção e experiências pessoais, é um conhecimento subjetivo. É difícil de ser formalizado e transferido a outras pessoas. Já o conhecimento explícito, é relativamente fácil de codificar, transferir e reutilizar. Pode ser formalizado em textos, gráficos, tabelas, esquemas e é facilmente organizado em um banco de dados (SILVA, 2004). A pesquisa teve como objetivo elaborar um projeto para a implantação da gestão do conhecimento no NEMOS (Núcleo de Engenharia de Modelagem, Otimização e Simulação), a partir da identificação de ferramentas de auxílio ao compartilhamento de informações dentro da equipe, uma vez que tornou um ponto indispensável para garantir a expansão e propagação do projeto. As metodologias utilizadas para o desenvolvimento do projeto, foram de primeiro momento um fichamento, contendo etapas de objetivo, estruturação e resultados, que teve como finalidade identificar o que é mais abordado e aplicado em Gestão do Conhecimento, com base nos dados disponíveis pelos artigos dos bancos de dados das plataformas ScienceDirect e Web of Science além da leitura do livro “Criação do Conhecimento na Empresa” de Nonaka e Takeuchi (1997). Em um segundo momento a metodologia consistiu no CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) e também no Lean Six-Sigma, no que refere ao Sistema de Faixas. Como resultado, obteve-se o ciclo SECI( Socialização, Externalização, Combinação e Internalização) aplicado aos projetos do NEMOS e 35 artigos fichados que abordam a Gestão do Conhecimento. Além disso, foi possível identificar o Sistema de Faixas aplicado ao NEMOS que aborda o Conhecimento, as Habilidades e as Atitudes necessárias para cada nível de faixa no NEMOS (Amarela, Verde, Marrom e Preta), somado à isso, a pesquisa resultou também no Sistema de Organização dos Arquivos dos projetos do NEMOS e por fim a criação de padrões de roteiros de estudo e mapas conceituais. |