Resumo |
Este trabalho é o resultado parcial dos estudos desenvolvidos durante a pesquisa de iniciação científica: “A reforma do ensino médio de 2017 e o Banco Mundial: permanências e rupturas do ensino secundário”. Esta pesquisa é articulada a outra, desenvolvida no PPGE/UFV. Desta forma, com esta pesquisa, apoiada pelo CNPq, a partir da pesquisa de tipo documental, objetivou-se: identificar os documentos do Banco Mundial para educação, considerando para tanto aqueles publicados para os países da América Latina e os direcionados exclusivamente ao Brasil; mapear as datas de publicação dos documentos localizados e relacionar com as reformas implementadas no Brasil no mesmo período; efetuar levantamento da produção acadêmica sobre os documentos que tratam do Brasil no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Após acessar o site do Banco Mundial (BM), tivemos grandes dificuldades para encontrar esses documentos, entretanto, mesmo com obstáculos conseguimos localizar vinte e oito documentos com recomendações para o Brasil. No site do BM os documentos não se encontram num único espaço. Vinte deles estavam localizados em um guia na aba repositório do Banco Mundial. Para chegarmos a esse número de documentos, fizemos algumas triagens com palavras-chave. A primeira triagem teve por base as seguintes palavras: ensino, educação, escola e resultou em quarenta e nove documentos. Na segunda triagem, buscando focar nas políticas para o ensino médio, tivemos como apoio as palavras-chave: ensino secundário e ensino médio, diminuindo para trinta e oito documentos. Por fim, filtramos novamente em outra data com as mesmas palavras-chave e localizamos os vinte documentos. Tal procedimento se deu em função de alteração na disponibilização dos documentos pela instituição, o que, diga-se, dificulta a pesquisa e a localização dos documentos. Outros oito foram localizados de forma aleatória no site. Todos os documentos foram produzidos entre 2002 e 2016; desses, resultaram treze que tratam de questões relacionadas exclusivamente ao ensino médio. As análises feitas das ações recomendadas pelo Banco Mundial, enfatizam: a desigualdade social, a privatização, mão-de-obra barata, dualidade do ensino, fazendo dessas recomendações uma forte influência para as políticas educacionais brasileiras. Das pesquisas do Banco de Teses e Dissertações da Capes, feita com as palavras-chaves: Banco Mundial; ensino secundário; ensino médio e organismos internacionais, foram identificadas oitenta e sete teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação em educação. Desse total, quarenta na região sul, vinte e oito na região sudeste, catorze na região norte, quatro na região centro-oeste e apenas uma na região nordeste. Percebe-se ao fim uma concentração das pesquisas na região sul do país, especialmente na Universidade Federal de Santa Catarina. |