Resumo |
Diante da importâcia das relações sociais constituídas por professores e estudantes, sobretudo entre estes grupos, torna-se relevante identificar as diferenças e similaridades na percepção dos mesmos quanto aos seus posicionamentos e ao comportamentos no ambiente acadêmico. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo comparar e avaliar a perspectiva de professores e de estudantes quanto suas relações no contexto dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Viçosa. Assim, adicionalmente, objetivou-se conhecer quais são os pontos de convergência e divergência desta relação e, em específico, explicar tal dinâmica, por meio de análises qualitativas e quantitativas. Após presquisas bibliográrficas para identificar pontos relevates de análise, realizou-se entrevista com o chefe do Departamento, em 2018, a partir da qual obtiveram-se subsídios, dados e percepções de onde poderiam ser encontradas diferenças de opiniões na relação professor e estudante, possibilitando por conseguinte a construção de um questionário quantitativo por meio de Escala Likert de 1 a 9. A partir das respostas encontradas para amostra de 10 professores e 31 alunos, realizaram-se testes de comparação de médias, com vistas a identificar diferenças nas percepções entre ambos os grupos. Verificou-se que a média da avaliação da relação professor/aluno e da importância da frenquência em aulas são maiores para os professores. Por outro lado, a avaliação quanto à dedicação aos estudos é maior para os estudantes. Por fim, a relação entre professores e alunos no departamento como um todo e a percepção de que a nota altera o relacionamento são iguais para ambos os grupos. Dessa forma, os resultados apontam que a relação professor e estudante possui linhas de pensamentos que se divergem nesse processo. Assim, seria importante que ambos os grupos refletissem e se posicionassem em trazer novas perspectivas que pudessem melhorar essa relação, através de ações e dinâmicas conjuntas. Vale destacar que este estudo limitou-se ao DAD e, assim, recomenda-se que futuros trabalhos possam ser elaborados em outros departamentos da Universidade, analisando os fatores que influenciam na divergência destes resultados. |