Resumo |
O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica ainda em desenvolvimento no Curso de Letras Português-Espanhol, que investiga os elementos recorrentes que formam o esqueleto de cada um dos relatos do livro de contos intitulado Putas asesinas (2001), do escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003). É grande a importância deste autor no âmbito da literatura em língua espanhola na atualidade, tendo se tornado em uma figura central e recorrente da crítica, dos meios, mas também uma forte influência em escritores que iniciam suas obras no final do século XX e começos do século XXI. O objetivo deste trabalho é fazer uma sistematização dos elementos de cada conto para obter uma perspectiva global do livro em relação à poética que o constitui. Para alcançar este objetivo, procedemos a uma leitura comparada e cruzada dos contos a partir da qual estabelecemos parâmetros que organizamos em uma tabela que se configura a partir das seguintes entradas: a violência, a presença de elementos de ficção científica, a importância do sentido do olhar, a autoficção, a poesia e a temática de gênero. Alguns dos elementos presentes nos contos do volume Putas asesinas que se consideram chaves para este trabalho foram descobertos a partir da leitura de alguns textos presentes na obra Toda a orfandade do mundo (2016), dedicada à análise da obra de Bolaño, que contém trabalhos de pesquisadores brasileiros ou residentes no Brasil, como por exemplo “Da Violência, da verdadeira violência”, de Marcos Natali, ou ainda “Todos os nomes, o nome. Arquivo e violência na cultura latino-americana contemporânea”, de Gustavo Silveira Ribeiro, por citar apenas dois. Também estamos consultando, com resultados satisfatórios, as obras Roberto Bolaño: ruptura y violencia en la literatura finisecular, organizado por Felipe A. Ríos Baeza (México: Ediciones y gráficos EON, 2010) e Roberto Bolaño, la experiencia del abismo, coordenado por Fernando Moreno (Santiago de Chile: Ediciones Lastarría, 2011). Vários artigos destas coletâneas estão contribuindo diretamente nas reflexões e conclusões sobre a pesquisa proposta. Assim, uma vez identificados e sistematizados os elementos que buscamos em cada relato, nos concentraremos em reflexionar sobre seu papel em cada conto, e em como se relacionam entre si no conjunto, conformando uma poética da coleção, mas ao mesmo tempo com ecos em outras obras do Bolaño, tais como Estrella distante (1996), Llamadas telefónicas (1997), Amuleto (1999), Los detectives salvages (1998) e 2666 (2013). No presente momento, em que nos encontramos a metade do caminho na nossa pesquisa, começamos a observar que nossas hipóteses de partida estão se confirmando. |