Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11328

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andreza Teixeira Guimarães Stampini
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros MARIA APARECIDA DOS SANTOS, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Os ritmos musicais: vivências docente durante o estágio curricular com crianças da educação infantil
Resumo Na educação infantil, objetiva-se atuar com as crianças com a finalidade de proporcionar seu desenvolvimento integral. Para que isto ocorra, o professor pode se apropriar de metodologias que poderão contribuir para este processo. Vale ressaltar que uma maneira de propiciar vivências significativas às crianças na escola, é proporcioná-las o contato com as artes por meio da música. A partir dessas premissas, foi possível realizar o projeto de intervenção intitulado de “Os ritmos musicais”, como parte das exigências da disciplina “Estágio Supervisionado em Educação Infantil II – EIN 497” do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na sala 5, no turno da tarde, no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) na UFV. O estágio foi realizado com crianças de 5 a 6 anos de idade. O objetivo geral do projeto foi o de proporcionar às crianças experiências e investigações sobre a música e seus ritmos por meio de atividades lúdicas, permitindo que elas construíssem conhecimento a partir das novas experiências com diferentes ritmos musicais. Neste trabalho, nos propusemos a relatar a experiência deste projeto com a finalidade de compartilhar as estratégias utilizadas para discutir este tema com as crianças, além de mostrar a viabilidade da proposta de planejamento de um projeto de intervenção na educação infantil. Na elaboração do projeto, foi necessária a realização de pesquisa bibliográfica e documental sobre as linguagens a serem trabalhadas na educação infantil; desenvolvimento e aprendizagem conforme a faixa etária atendida no estágio; o tema do projeto a ser desenvolvido e as possibilidades de atividades a serem executadas junto às crianças com caráter inovador. Foram escolhidos, juntamente com as crianças, os ritmos funk, samba e rock e em seguida partimos para as investigações sobre cada ritmo. Diante disso, planejamos nove atividades, uma para cada linguagem, respeitando os limites e possibilidade da faixa etária das criança e para cada ritmo optamos por desenvolver três atividades relacionadas a eles. Para avaliação do projeto, foram realizados registros como fotografias e anotações em um diário de campo para posterior verificação das hipóteses e opiniões expostas pelas crianças, e elaboração de um relatório final sobre o estágio. Ao longo do projeto e com ele, foi possível trabalhar os ritmos musicais dando enfoque nos instrumentos musicais, em canções de adultos que as crianças podem ouvir e valorizando a cultura brasileira. A possibilidade de planejar, executar e avaliar o projeto realizado com “Os ritmos musicais” foi um exemplo de experiência que contribuiu para todos envolvidos neste processo. Além disso, pode-se ressaltar que o trabalho com projetos na educação infantil contribui para organizar e subsidiar o trabalho do professor proporcionando investigações científicas sobre o assunto, bem como reflexões sobre nosso processo formativo quando tratamos das especificidades da docência na Educação Infantil.
Palavras-chave Educação infantil, criança, música e aprendizagem.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.