Resumo |
Na educação infantil, objetiva-se atuar com as crianças com a finalidade de proporcionar seu desenvolvimento integral. Para que isto ocorra, o professor pode se apropriar de metodologias que poderão contribuir para este processo. Vale ressaltar que uma maneira de propiciar vivências significativas às crianças na escola, é proporcioná-las o contato com as artes por meio da música. A partir dessas premissas, foi possível realizar o projeto de intervenção intitulado de “Os ritmos musicais”, como parte das exigências da disciplina “Estágio Supervisionado em Educação Infantil II – EIN 497” do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na sala 5, no turno da tarde, no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) na UFV. O estágio foi realizado com crianças de 5 a 6 anos de idade. O objetivo geral do projeto foi o de proporcionar às crianças experiências e investigações sobre a música e seus ritmos por meio de atividades lúdicas, permitindo que elas construíssem conhecimento a partir das novas experiências com diferentes ritmos musicais. Neste trabalho, nos propusemos a relatar a experiência deste projeto com a finalidade de compartilhar as estratégias utilizadas para discutir este tema com as crianças, além de mostrar a viabilidade da proposta de planejamento de um projeto de intervenção na educação infantil. Na elaboração do projeto, foi necessária a realização de pesquisa bibliográfica e documental sobre as linguagens a serem trabalhadas na educação infantil; desenvolvimento e aprendizagem conforme a faixa etária atendida no estágio; o tema do projeto a ser desenvolvido e as possibilidades de atividades a serem executadas junto às crianças com caráter inovador. Foram escolhidos, juntamente com as crianças, os ritmos funk, samba e rock e em seguida partimos para as investigações sobre cada ritmo. Diante disso, planejamos nove atividades, uma para cada linguagem, respeitando os limites e possibilidade da faixa etária das criança e para cada ritmo optamos por desenvolver três atividades relacionadas a eles. Para avaliação do projeto, foram realizados registros como fotografias e anotações em um diário de campo para posterior verificação das hipóteses e opiniões expostas pelas crianças, e elaboração de um relatório final sobre o estágio. Ao longo do projeto e com ele, foi possível trabalhar os ritmos musicais dando enfoque nos instrumentos musicais, em canções de adultos que as crianças podem ouvir e valorizando a cultura brasileira. A possibilidade de planejar, executar e avaliar o projeto realizado com “Os ritmos musicais” foi um exemplo de experiência que contribuiu para todos envolvidos neste processo. Além disso, pode-se ressaltar que o trabalho com projetos na educação infantil contribui para organizar e subsidiar o trabalho do professor proporcionando investigações científicas sobre o assunto, bem como reflexões sobre nosso processo formativo quando tratamos das especificidades da docência na Educação Infantil. |