Resumo |
O acreditar e o sentir são esferas que perpassam a natureza humana e, consequentemente, influenciam as relações sociais, pessoais e profissionais dos indivíduos. As crenças são responsáveis pelas disposições emocionais do ser humano e vice-versa (FRIDJA, MANSTEAD e BEM, 2000). Na Linguística Aplicada, mais especificamente na formação de professores de línguas, faz-se necessário compreender como as relações entre esses constructos acontecem, considerando que as crenças se tornam articuladas à medida que agimos e refletimos sobre elas (BARCELOS e KALAJA, 2003). Ademais, é possível especular que o gerenciamento consciente dessas questões cognitivas e emocionais que transitam na prática do professor durante o processo de formação, proporcionará a ele/ela mais possibilidades reflexivas, e possivelmente, mudanças na sua prática (ações). Nesta comunicação, relato os resultados de um estudo que teve por objetivo desvelar e compreender a relação entre as crenças e emoções de três alunas-professoras de inglês em formação inicial em atuação em um projeto de ensino localizado em uma universidade federal no interior do estado de Minas Gerais. O referencial teórico utilizou-se de estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (PAJARES, 1992; BARCELOS, 2000, 2001, 2004 2006, 2007, 2007b, 2013; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; BARCELOS e KALAJA, 2011, 2013; KALAJA e BARCELOS, 2003, 2011), emoções (ZEMBYLAS, 2002a, 2002b, 2003, 2004, 2006; ARAGÃO, 2008; CANDIDO RIBEIRO, 2012), e a relação entre esses conceitos (FRIJDA, MANSTEAD e BEM, 2000; RODRIGUES, 2015). Narrativas escritas, questionários semiabertos, entrevistas e notas de campo foram utilizados como instrumento de coleta de dados e foram analisados de acordo com parâmetros da pesquisa qualitativa (CRESWELL, 1998; PATTON, 1990). Assim, os dados foram codificados através da classificação das unidades significantes (LINCOLN e GUBA, 1985) e o exame das afirmações dos professores sobre suas crenças e emoções a respeito de diferentes aspectos do ensino e aprendizagem de inglês, bem como a relação entre as crenças e emoções desses professores. Os resultados sugerem crenças das alunas-professoras enquanto aprendizes da língua e em formação inicial, assim como emoções de felicidade, segurança, confiança, ansiedade, frustração, medo, dentre outras. Os dados também revelam: a) uma relação interativa entre crenças e emoções das participantes nos diferentes contextos; e b) as mudanças e (re)significações que as crenças e as emoções sofreram durante sua formação inicial em função das experiências que vivenciaram. |