Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11318

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Josemara Rodrigues dos Santos
Orientador CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES
Título Revista Minas Faz Ciência Infantil: Como o Saber Científico é divulgado para crianças?
Resumo A necessidade de se divulgar o conhecimento científico cresce a cada dia. Em função disso, é preciso que se realize uma recontextualização das informações procedentes das diversas áreas da ciência para que o público possa entender as diferentes descobertas e conquistas científicas. Desse modo, os conhecimentos científicos são divulgados a partir dos meios de comunicação, principalmente, a partir de revistas e jornais impressos ou online. Assim, essa pesquisa objetiva analisar, desde a perspectiva linguístico-discursiva, como a revista Minas Faz Ciência Infantil (MFC), edição especial para crianças publicada em 2017, recontextualiza as informações sobre ciência e que estratégias divulgativas são utilizadas na divulgação do conhecimento científico para o público infantil. Foram selecionados 10 textos da versão online dessa edição, os quais compõem o corpus desse trabalho, cujo foco principal foi observar se as informações possuem a finalidade de (in)formar e/ou estimular a curiosidade do público infantil a partir da divulgação de informações inovadoras e relevantes. A MFC é uma revista de divulgação científica mantida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) que busca promover a inserção da ciência como elemento vivo no cotidiano das crianças mineiras a partir de temáticas relacionadas a diversas áreas do conhecimento como o corpo humano e o meio ambiente. Para a realização das análises, foram considerados os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso da Divulgação Científica (Van Dijk, 2011; CATALDI, 2007a e b, 2011; CALSAMIGLIA et al.), que consideram o processo de recontextualização como prática discursiva que se realiza a partir dos procedimentos linguístico-discursivos e das estratégias divulgativas nos textos divulgados. Os resultados obtidos até agora mostram que a revista Minas Faz Ciência Infantil (MFC) é um significativo veículo de informação que recontextualiza as informações abordadas nos textos com o intuito de estimular tanto a curiosidade do público infantil como o desenvolvimento de vários saberes. Portanto, os autores empregam diferentes estratégias divulgativas nos textos apresentados, de modo que o conhecimento possa ser acessível e fascinante para as crianças que recorrerem a essa revista como base de informação.
Palavras-chave Ciência, divulgação, crianças
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.