Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11316

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lorena Elias Dias
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Flávia Medeiros Pereira, Maria Aparecida de Faria Dias , Regiane das Graças Souza, Taynara de Oliveira Carvalho
Título Recreando: projeto de socialização, integração e inclusão no recreio como alternativa na diminuição de conflitos
Resumo O presente trabalho visa apresentar os resultados de um projeto em desenvolvimento com alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de Viçosa-MG pelos residentes integrantes do programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa que tem ações em dois campi, Viçosa e Florestal, sendo este trabalho desenvolvido na cidade de Viçosa. O projeto teve como objetivo promover a socialização, integração e inclusão de todos os alunos durante o recreio, buscando a diminuição de conflitos e levando a ludicidade aos alunos de forma prazerosa e educativa.O recreio, por muitas vezes, ainda é visto como um tempo desperdiçado ou que não traz nenhum acréscimo para o estudante, ao contrário do que se pensa, o brincar não faz parte apenas da diversão, através das brincadeiras é possível conscientizar as crianças sobre o respeito, a paciência, a partilha. A proposta do projeto surge de uma necessidade da escola, visto que o momento de intervalo tem sido repleto de conflitos, sendo recorrente também acidentes entre as crianças. As atividades propostas pretendem resgatar a essência do recreio através de brincadeiras em grupo como pular corda, cantigas de roda, dança, peteca. O trabalho desenvolvido é de caráter qualitativo, tendo como metodologia, uma listagem prévia das atividades a serem realizadas, posteriormente abordamos um pequeno grupo e oferecemos a brincadeira proposta para o dia, a partir desse pequeno grupo, surge o interesse das outras crianças atingindo maiores proporções. O desafio maior surge no momento em que a escola recebe um aluno cadeirante, a partir daí foi preciso ampliar as brincadeiras para integração desse aluno ao restante do grupo e levar a conscientização a todos os alunos da importância de incluir um aluno especial em todas as atividades propostas. Concluímos que educar vai além do espaço da sala de aula, através de atividades lúdicas como as brincadeiras são desenvolvidos os aspectos físicos e cognitivos, a criança se socializa e interage com pessoas e com o meio. Nesses meses do projeto o recreio tem sido prazeroso para todos, os conflitos cessaram, as crianças participam ativamente do momento lúdico e são as primeiras a perguntar qual a atividade do dia.
Palavras-chave Atividades lúdicas, infância, socialização.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.