Resumo |
A brinquedoteca da Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges é um projeto criado e desenvolvido no primeiro semestre do ano 2019, pelas residentes do Programa Residência Pedagógica, objetivando que as crianças pudessem se expressar, interagir, desenvolver e aprender de forma lúdica. Este espaço pedagógico é utilizado também por todos os residentes dos Cursos de Pedagogia, Dança, professores da instituição. O espaço cedido pela escola para desenvolver o projeto da brinquedoteca foi uma sala inutilizada, a qual foi reformada e ressignificada, visando obter um ambiente voltado para atividades alternativas e interdisciplinares. Neste ambiente, as residentes têm a possibilidade de explorar diferentes atividades, rompendo com o padrão de que o conhecimento só é produzido nos espaços formais, como a sala de aula. Devido ao fato de saírem da sala e explorar um novo ambiente, os educandos demonstram maior interesse quanto ao que está sendo apresentado, o que beneficia o processo ensino-aprendizagem. Cada residente planejou as atividades lúdicas que remetiam à infância, que poderiam não ser conhecidas pelas crianças e que pudessem dividir espaço com os jogos tecnológicos, como exemplos ilustrativos do trabalho desenvolvido: Passa anel, para incentivar a atenção e concentração das crianças; Telefone sem fio, para estimular a memória e a oralidade dos alunos, objetivando dar características e ajudar a desenvolver a audição, a oralidade, concentração e memória. Atividades de contação de histórias, onde atentos a leitura compartilhada os alunos participaram de forma bastante empolgante, esta atividade objetiva trabalhar a criatividade, a oralidade e a imaginação. A brincadeira Aponte o que ouviu, que desenvolve na criança a atenção para “o ouvir” e conhecer seu próprio corpo. A brincadeira do Maestro, incentiva a concentração e a atenção, além de ser uma atividade que necessita do trabalho em equipe e Pim, que estimula a concentração e os conhecimentos matemáticos, já que é necessário saber o número e seus múltiplos. Visando trabalhar as operações matemáticas de maneira alternativa, utilizou-se a brincadeira “Batata quente”, na qual cada educando que ficasse com a batata na mão deveria realizar uma operação sorteada. Para além da execução de operações, as atividades foram escolhidas para possibilitar a interação social, cooperação e expressão oral, o que é de grande relevância no processo de desenvolvimento individual. |