Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11313

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thayná Mendes Peron
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Carolina Rosa Baroso, Gabriela Bonifácio Nunes, Luana Aparecida Rodrigues Mariano, Patrícia de Assis Paiva
Título Construção da brinquedoteca na EPAC pela residência pedagógica
Resumo A brinquedoteca da Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges é um projeto criado e desenvolvido no primeiro semestre do ano 2019, pelas residentes do Programa Residência Pedagógica, objetivando que as crianças pudessem se expressar, interagir, desenvolver e aprender de forma lúdica. Este espaço pedagógico é utilizado também por todos os residentes dos Cursos de Pedagogia, Dança, professores da instituição. O espaço cedido pela escola para desenvolver o projeto da brinquedoteca foi uma sala inutilizada, a qual foi reformada e ressignificada, visando obter um ambiente voltado para atividades alternativas e interdisciplinares. Neste ambiente, as residentes têm a possibilidade de explorar diferentes atividades, rompendo com o padrão de que o conhecimento só é produzido nos espaços formais, como a sala de aula. Devido ao fato de saírem da sala e explorar um novo ambiente, os educandos demonstram maior interesse quanto ao que está sendo apresentado, o que beneficia o processo ensino-aprendizagem. Cada residente planejou as atividades lúdicas que remetiam à infância, que poderiam não ser conhecidas pelas crianças e que pudessem dividir espaço com os jogos tecnológicos, como exemplos ilustrativos do trabalho desenvolvido: Passa anel, para incentivar a atenção e concentração das crianças; Telefone sem fio, para estimular a memória e a oralidade dos alunos, objetivando dar características e ajudar a desenvolver a audição, a oralidade, concentração e memória. Atividades de contação de histórias, onde atentos a leitura compartilhada os alunos participaram de forma bastante empolgante, esta atividade objetiva trabalhar a criatividade, a oralidade e a imaginação. A brincadeira Aponte o que ouviu, que desenvolve na criança a atenção para “o ouvir” e conhecer seu próprio corpo. A brincadeira do Maestro, incentiva a concentração e a atenção, além de ser uma atividade que necessita do trabalho em equipe e Pim, que estimula a concentração e os conhecimentos matemáticos, já que é necessário saber o número e seus múltiplos. Visando trabalhar as operações matemáticas de maneira alternativa, utilizou-se a brincadeira “Batata quente”, na qual cada educando que ficasse com a batata na mão deveria realizar uma operação sorteada. Para além da execução de operações, as atividades foram escolhidas para possibilitar a interação social, cooperação e expressão oral, o que é de grande relevância no processo de desenvolvimento individual.
Palavras-chave residência pedagógica, brinquedoteca, brincar.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.