Resumo |
Este trabalho trata-se de um projeto de ensino cujo objetivo principal foi proporcionar às crianças da Educação Infantil oportunidades para ampliarem seus conhecimentos acerca das ciências naturais e sociais. Destaca-se a importância de se trabalhar as ciências naturais e sociais na Educação Infantil, uma vez que tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão postas aprendizagens essenciais, relacionadas a essas áreas do conhecimento, que devem ser proporcionadas na Educação Básica. O público-alvo foram as crianças que frequentam o Berçário do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente essas crianças possuem entre 6 meses a 1 ano de idade. Para trabalhar tal proposta utilizamo-nos do trabalho com projetos a partir de atividades lúdicas. O tema escolhido para o projeto foi “Milho”, o qual intitulamos “Por trás de uma espiga”. O milho oferece inúmeras possibilidades de trabalho, sendo possível trabalhar cores, formas, texturas, além de diferentes utilidades como brinquedos, alimentação de animais e seres humanos, buscando dessa forma aproximar o tema das vivências das crianças. As atividades propostas foram embasadas pela teoria construtivista, a qual a criança é ativa em seu processo de conhecimento, age sobre o mundo que a cerca, transforma e é transformada por ele. Desenvolvemos atividades lúdicas por meio das quais evidenciamos questões sobre o surgimento do milho e suas utilidades no dia a dia. Abordamos elementos como cor, forma, textura, envolvendo outras linguagens, além das mudanças dos objetos. Outro fator trabalhado foram as utilidades do milho a partir de situações que consideramos ser próximas às crianças, como por exemplo, o milho presente no mucilon, na alimentação de animais que elas conhecem e como possibilidades enquanto brinquedo. Como resultados destaca-se o envolvimento e participação ativa das crianças nas atividades realizadas. Proporcionamos às crianças possibilidades de compreensão de mundo, levando-as a experiências de observações e experimentações. Conclui-se que o educador não é simplesmente um transmissor de conhecimento, mas um mediador, uma ponte entre o que a criança já sabe, e o que ela pode construir, considerando suas potencialidades e suas limitações, ou seja, o período de desenvolvimento em que ela se encontra. Acreditamos que o trabalho com projetos, envolve a criança ativamente no seu processo de desenvolvimento, potencializa sua livre ação no seu processo de construção de conhecimento, o que contribui para a formação de adultos mais humanos, que usam a ciência como um meio para compreender o mundo tornando-se cidadãos capazes de estabelecer diálogos com o mundo que os cerca. Ressalta-se que o trabalho realizado possibilitou-nos melhor compreender, discutir, analisar e interpretar questões relativas ao trabalho com ciências naturais e sociais na Educação Infantil. |