Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11311

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Katiusse Rafaela Dutra Ferreira
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros Geisiane Pinto Bitencourt, VANILDA DE PAIVA BASTOS, Veronica Lopes Fonseca
Título Por Trás De Uma Espiga: As Ciências Naturais e Sociais Na Educação Infantil
Resumo Este trabalho trata-se de um projeto de ensino cujo objetivo principal foi proporcionar às crianças da Educação Infantil oportunidades para ampliarem seus conhecimentos acerca das ciências naturais e sociais. Destaca-se a importância de se trabalhar as ciências naturais e sociais na Educação Infantil, uma vez que tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão postas aprendizagens essenciais, relacionadas a essas áreas do conhecimento, que devem ser proporcionadas na Educação Básica. O público-alvo foram as crianças que frequentam o Berçário do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente essas crianças possuem entre 6 meses a 1 ano de idade. Para trabalhar tal proposta utilizamo-nos do trabalho com projetos a partir de atividades lúdicas. O tema escolhido para o projeto foi “Milho”, o qual intitulamos “Por trás de uma espiga”. O milho oferece inúmeras possibilidades de trabalho, sendo possível trabalhar cores, formas, texturas, além de diferentes utilidades como brinquedos, alimentação de animais e seres humanos, buscando dessa forma aproximar o tema das vivências das crianças. As atividades propostas foram embasadas pela teoria construtivista, a qual a criança é ativa em seu processo de conhecimento, age sobre o mundo que a cerca, transforma e é transformada por ele. Desenvolvemos atividades lúdicas por meio das quais evidenciamos questões sobre o surgimento do milho e suas utilidades no dia a dia. Abordamos elementos como cor, forma, textura, envolvendo outras linguagens, além das mudanças dos objetos. Outro fator trabalhado foram as utilidades do milho a partir de situações que consideramos ser próximas às crianças, como por exemplo, o milho presente no mucilon, na alimentação de animais que elas conhecem e como possibilidades enquanto brinquedo. Como resultados destaca-se o envolvimento e participação ativa das crianças nas atividades realizadas. Proporcionamos às crianças possibilidades de compreensão de mundo, levando-as a experiências de observações e experimentações. Conclui-se que o educador não é simplesmente um transmissor de conhecimento, mas um mediador, uma ponte entre o que a criança já sabe, e o que ela pode construir, considerando suas potencialidades e suas limitações, ou seja, o período de desenvolvimento em que ela se encontra. Acreditamos que o trabalho com projetos, envolve a criança ativamente no seu processo de desenvolvimento, potencializa sua livre ação no seu processo de construção de conhecimento, o que contribui para a formação de adultos mais humanos, que usam a ciência como um meio para compreender o mundo tornando-se cidadãos capazes de estabelecer diálogos com o mundo que os cerca. Ressalta-se que o trabalho realizado possibilitou-nos melhor compreender, discutir, analisar e interpretar questões relativas ao trabalho com ciências naturais e sociais na Educação Infantil.
Palavras-chave Ciências Naturais e Sociais, Educação Infantil, Milho.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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