Resumo |
O esquema corporal é de grande importância no processo de desenvolvimento infantil, este é gradativamente aperfeiçoado e utilizado pela criança como forma de compreender a si mesmo, os sujeitos e o mundo a seu redor. Nesse contexto, a Educação Física é uma área que pode contribuir para o desenvolvimento deste processo, pois utiliza-se do corpo e do movimento de forma lúdica como base de seu trabalho aplicado a esse público. Le Boulch (1983) define o esquema corporal como a imagem dinâmica das diferentes partes do corpo, suas distintas posições, deslocamentos e todo o potencial de atividades e atitudes possíveis. Trata-se de algo indispensável na formação do eu, pelo que a criança percebe os outros a partir da percepção que ela passa a ter de si mesma, desenvolvendo desta maneira sua autonomia. Diante disso, este estudo têm como objetivo analisar os efeitos de um programa de intervenção de brincadeiras populares no desenvolvimento do esquema corporal em crianças de 4-5 anos. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, que atuará por meio da pesquisa de campo. O programa será aplicado em uma escola pública de ensino infantil na cidade de Ubá-MG com 30 crianças de 4-5 anos. A população será dividida em dois grupos: Grupo Experimental: que sofrerá a intervenção do programa e um Grupo Controle: fará todos os testes sem sofrer intervenção para posteriores comparações. A pesquisa constitui-se de cinco fases: 1º) Pré-teste: Teste de expressão gráfica (Teste da Figura Humana), proposto por Koppitz (1974): para avaliar o nível de desenvolvimento em relação ao esquema corporal das crianças; 2º) Período de três meses sem intervenção para averiguar as interferências externas que as crianças possam estar sofrendo; 3º) Pré/pós-teste: Segunda aplicação do Teste de expressão gráfica de Koppitz, para comparar com o primeiro de forma a observar se houve alguma modificação causada por outro tipo de intervenção que a população possa estar sofrendo; 4º) Aplicação do programa de intervenção, em que os alunos serão submetidos a um total de 16 intervenções realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora no segundo semestre de 2019; 5) Pós-teste: Terceira aplicação do Teste de expressão gráfica de Koppitz, a fim de averiguar as possíveis contribuições que o programa possa ter causado no desenvolvimento do esquema corporal das crianças. A pesquisa ainda encontra-se na primeira fase de desenvolvimento: aplicação do pré-teste, contudo espera-se que o programa de brincadeiras populares venha exercer influência positiva no esquema corporal da amostra. Pode-se concluir que para a criança o conhecimento do corpo e de suas potencialidades de expressão revelam as formas multifacetadas com as quais elas constroem sua identidade e vivenciam as relações com o outro e o meio, desta maneira torna-se fundamental o desenvolvimento de programa de atividade que estimulem esse processo de forma a buscar o desenvolvimento integral da criança. |