Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11292

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ronaldo Rodrigues Mansur Ferreira
Orientador ANDREA BERGALLO SNIZEK
Outros membros Camila de Oliveira
Título NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ARTÍSTICO CORPORAIS: Diálogos sobre a Dança como área de conhecimento
Resumo NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ARTÍSTICO-CORPORAIS: Diálogos sobre a Dança como área de conhecimento

Ronaldo Mansur
Andréa Bergallo Snizek
Camila de Oliveira

A pesquisa “NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ARTÍSTICO-CORPORAIS: Diálogos sobre a Dança como área de conhecimento” financiada pelo Procultura 2019 é integrada ao NEPARC - projeto criado em 2012 que compõe o Programa Argumentos do Corpo - tem como propósito a produção de conhecimento através de pesquisa e construção de espetáculos de Dança e Performance. Realizar esta pesquisa permite ao corpo/sujeito das artes reconhecer que a diversidade cultural é proporcional a diversidade de questões relativas ao desenvolvimento humano, na mesma proporção que são as estratégias e formas de preparar, organizar e utilizar o corpo e suas ideias na estruturação da linguagem na busca de solucionar questões. Em 2019 o NEPARC faz parceria com o projeto do artista e coreógrafo Vanilton Alves de Freitas - Lakka (UFU), a Residência Coreográfica Cópia que consiste na composição de uma matriz coreográfica elaborada em forma de jogo contínuo sendo composto por três elementos/funções, Condutores, Conduzidos e Cópias. Tais funções são rotativas e permitem aos jogadores/intérpretes vivenciarem todas elas, promovendo experiências diversas sem compromissos ou expectativas quanto a características de formação ou de gênero. A composição/matriz se estabelece como um fluxograma que possui autonomia, porém é a interação dos intérpretes com o jogo e a disposição destes de tomar decisões que sugerem e/ou definem suas capacidades de negociar as dimensões subjetivas, objetivas e poéticas constantemente. A primeira edição da Residência Cópia aconteceu no Departamento de Artes e Humanidades, em novembro de 2018 aberta a 15 participantes do Curso de Graduação em Dança/UFV e, a segunda, em janeiro 2019, ambas em parceria com o NEPARC. Tais experiências fomentaram a criação de ferramentas facilitadoras de memorização, compreensão das regras e de estratégias pertinentes à composição da matriz coreográfica durante o jogo. Com relação às pesquisas de composição da cena e o seguimento dessa matriz, surge a necessidade de aprimoramento/refinamento para o desenvolvimento deste jogo, portanto tornam-se viáveis os estudos práticos sobre as “sensibilizações” e/ou estratégias de preparação corporal direcionadas ao trabalho coreográfico Cópia. Estudos teórico-práticos estão em análise e aplicação continuadas sob acompanhamento do cronograma pré-estruturado para realização da pesquisa e coleta de dados, em tempo hábil, fundamentais ao progresso e resultado do projeto Procultura em questão.
Palavras-chave Dança, Preparação Corporal, Linguagem.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.