| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Linguística, Letras e Artes |
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
| Bolsa | Procultura |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | Ronaldo Rodrigues Mansur Ferreira |
| Orientador | ANDREA BERGALLO SNIZEK |
| Outros membros | Camila de Oliveira |
| Título | NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ARTÍSTICO CORPORAIS: Diálogos sobre a Dança como área de conhecimento |
| Resumo | NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ARTÍSTICO-CORPORAIS: Diálogos sobre a Dança como área de conhecimento Ronaldo Mansur Andréa Bergallo Snizek Camila de Oliveira A pesquisa “NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ARTÍSTICO-CORPORAIS: Diálogos sobre a Dança como área de conhecimento” financiada pelo Procultura 2019 é integrada ao NEPARC - projeto criado em 2012 que compõe o Programa Argumentos do Corpo - tem como propósito a produção de conhecimento através de pesquisa e construção de espetáculos de Dança e Performance. Realizar esta pesquisa permite ao corpo/sujeito das artes reconhecer que a diversidade cultural é proporcional a diversidade de questões relativas ao desenvolvimento humano, na mesma proporção que são as estratégias e formas de preparar, organizar e utilizar o corpo e suas ideias na estruturação da linguagem na busca de solucionar questões. Em 2019 o NEPARC faz parceria com o projeto do artista e coreógrafo Vanilton Alves de Freitas - Lakka (UFU), a Residência Coreográfica Cópia que consiste na composição de uma matriz coreográfica elaborada em forma de jogo contínuo sendo composto por três elementos/funções, Condutores, Conduzidos e Cópias. Tais funções são rotativas e permitem aos jogadores/intérpretes vivenciarem todas elas, promovendo experiências diversas sem compromissos ou expectativas quanto a características de formação ou de gênero. A composição/matriz se estabelece como um fluxograma que possui autonomia, porém é a interação dos intérpretes com o jogo e a disposição destes de tomar decisões que sugerem e/ou definem suas capacidades de negociar as dimensões subjetivas, objetivas e poéticas constantemente. A primeira edição da Residência Cópia aconteceu no Departamento de Artes e Humanidades, em novembro de 2018 aberta a 15 participantes do Curso de Graduação em Dança/UFV e, a segunda, em janeiro 2019, ambas em parceria com o NEPARC. Tais experiências fomentaram a criação de ferramentas facilitadoras de memorização, compreensão das regras e de estratégias pertinentes à composição da matriz coreográfica durante o jogo. Com relação às pesquisas de composição da cena e o seguimento dessa matriz, surge a necessidade de aprimoramento/refinamento para o desenvolvimento deste jogo, portanto tornam-se viáveis os estudos práticos sobre as “sensibilizações” e/ou estratégias de preparação corporal direcionadas ao trabalho coreográfico Cópia. Estudos teórico-práticos estão em análise e aplicação continuadas sob acompanhamento do cronograma pré-estruturado para realização da pesquisa e coleta de dados, em tempo hábil, fundamentais ao progresso e resultado do projeto Procultura em questão. |
| Palavras-chave | Dança, Preparação Corporal, Linguagem. |
| Forma de apresentação..... | Oral |