Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11289

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Caroline Luana de Almeida
Orientador FLAVIO AMERICO TONNETTI
Título Prática da Música em Ambientes Educacionais: Uma reflexão a partir da perspectiva estética de Adorno
Resumo A música atrai as pessoas e a procura do seu uso para o benefício das atividades pedagógicas tem sido evidenciada pela demanda de formações complementares na área por parte de docentes; pela presença de televisões nas salas de educação infantil que, mesmo nas instituições mais carentes, tem parte de sua programação musical dedicada à programas musicais; pelo investimento das escolas particulares em professores de musicalização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; e pela utilização da música como estratégia de memorização de conteúdos em diferentes níveis da trajetória escolar. Com o interesse de analisar o desenvolvimento dessas atividades, procuramos fundamentar nossa reflexão utilizando, através de pesquisa bibliográfica, textos de Theodor Adorno, filósofo que produziu trabalhos sobre educação, estética e música. A estrutura para essa pesquisa começou em conhecer a escrita do filósofo através do texto “Educação Após Auschwitz”, que nos apontou que a educação deve trabalhar visando impedir que a barbárie se repita: criando consciência da mesma; concentrando-se na primeira infância; desenvolvendo em cada um a autonomia kantiana (ter o poder de reflexão, de autodeterminação e de não-participação). Após este estudo, um conjunto de filmes contribuiu para maior compreensão do que foi a barbárie nazista. Buscamos, ainda, possíveis experiências de arte, principalmente da música, dentro do contexto educacional, que nos ajudasse a perceber que a música pode ser utilizada como um dispositivo para amenizar a frieza das pessoas, de forma a melhorar as relações e criar maior consciência do risco de repetição da barbárie. Para se concentrar na primeira infância, com ações efetivas através da música, foi feita uma busca de álbuns infantis, de diferentes bandas e ritmos, que possam aumentar o repertório das crianças, com uma seleção de músicas que podem gerar atividades para vivê-las como experiência, explorando seus sentidos, sentimentos, interpretações e reflexos. Diante dessa seleção, algumas atividades foram montadas como sugestões ao leitor, de forma que possibilite reinvenções das mesmas para cada grupo de crianças em que serão apresentadas e vivenciadas. Para concluir o estudo, trabalhou-se com o conceito de Indústria Cultural para melhor desenvolver a autonomia desejada através da música, para todos os níveis de ensino, e com o objetivo de democratizar a multiculturalidade e, assim, aumentar a capacidade de reflexão, de autodeterminação e de não-participação, porque se encontra o poder de escolha entre uma vasta diversidade de culturas e de formas de se fazer música.
Palavras-chave educação, música, indústria cultural.
Forma de apresentação..... Oral
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