Resumo |
Embora seja notório o papel dos professores formadores, esses tornaram-se foco de pesquisas no Brasil apenas a partir dos anos 2000 (HALU, 2014). Apesar de eles serem figuras essenciais no processo de ensino-aprendizagem, ainda são poucas as pesquisas que contemplam suas crenças (BARCELOS, 2006). Da mesma forma, as emoções também tem ainda recebido pouca atenção nas pesquisas sobre ensino de línguas (ARAGÃO, 2008; BARCELOS & ARAGÃO, 2018). Apesar de hoje estarmos presenciando a expansão dos trabalhos que relacionem as crenças e emoções, muitos ainda têm como foco os aprendizes de línguas nos contexto das escolas regulares- especialmente as públicas- e professores pré-serviço ou em serviço, mas não os professores formadores (BARCELOS, 2006; GODOY,2018). Além disso, apesar de serem conceitos interligados, ainda há poucos trabalhos que relacionem as crenças e emoções (ARAGÃO, 2011; BARCELOS e RUOHOTIE-LYTHY, 2018; BARCELOS e ARAGÃO, 2018). Como apontado por Barcelos & Aragão (2018), investigar a inter-relação entre crenças e emoções pode esclarecer nossa compreensão do pensamento e das práticas dos professores em seus contextos diversos. O presente trabalho, de cunho qualitativo, é parte do projeto de dissertação do Mestrado em Letras, em progresso desde março de 2018. O objetivo é investigar as crenças e emoções de uma professora formadora de língua inglesa no curso de Letras por meio de uma narrativa escrita. Conforme Barcelos (2006), na Linguística Aplicada, o interesse por narrativas é um pouco mais recente, tendo emergido das pesquisas direcionadas à investigação das experiências de alunos e professores de línguas. Essa narrativa em questão foi escrita pela professora formadora e versa sobre sua história de aprendizagem de língua inglesa, formação para a carreira docente de professora de inglês e carreira acadêmica. A análise foi feita utilizando-se análise de conteúdo (BARDIN, 2011), identificando fatos, experiências e episódios acerca da escolha pelo curso de Letras, sua atuação como formadora de professores e suas crenças e emoções sobre ensinar e aprender. Os resultados parciais apontam que as crenças e emoções da professora em questão estão em consonância e têm influência em sua prática docente na formação de futuros professores, bem como sua autoformação. Implicações e discussão acerca dos resultados parciais e da importância das crenças e emoções na formação de formadores de professores de línguas serão feitas ao final desta apresentação. |