Resumo |
A divulgação científica por métodos que utilizam a experimentação é uma maneira eficiente de difundir e despertar o interesse em ciências além do espaço formal geralmente desenvolvido em sala de aula. Através de atividades experimentais, a linguagem científica é apresentada de uma forma mais amena para crianças e adolescentes tornando o processo de aprendizado espontâneo e natural. Este ambiente proporciona um espaço escolar diferenciado e mais agradável para o aprendizado dos alunos. A utilização de experiências no ensino de ciência, principalmente no ensino de física, tem sido apontado por vários pesquisadores como a melhor forma de minimizar a dificuldade do aluno pela matéria. Com esse propósito, nós propusemos a realização de diversas atividades na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha onde trabalhamos sempre com projetos lúdicos com os alunos do ensino médio, explorando desde conceitos básico de matemática à construção de práticas sobre tópicos de física. Essas atividades de observação/demonstração no laboratório é uma das modalidades de experimentação mais utilizadas por professores, pois com esta abordagem, permite-se apresentar ao aluno uma interação entre a Física e o cotidiano que ele observa, de maneira simples e motivando assim a participação dos estudantes na aula. Atualmente, um dos grandes desafios encontrados dentro da escola está em torná-la um ambiente diferenciado do tradicional instituído há muito tempo. Assim, nosso trabalho busca proporcionar aos alunos um ambiente diferenciado de estudo, a partir da construção e do desenvolvimento de práticas de laboratórios a serem aplicadas concomitantemente com a teoria apresentada pelo professor na sala de aula. A metodologia de trabalho utilizada e desenvolvida pelos alunos Pibidianos do curso de física da Universidade Federal de Viçosa na escola durante o primeiro semestre de 2019 abordou os seguintes temas: processos de transferência de calor, as diferenças entre os conceitos de temperatura e calor, os tipos de escalas de temperaturas existentes e mais utilizadas no mundo para os alunos do segundo ano do ensino médio e o conceito de velocidade média, bem como procuramos destacar que a velocidade é uma grandeza física referente a relação entre a variação de uma posição em relação a variação do tempo para os estudante do primeiro ano do ensino médio. Abordamos além da física, conteúdos como equações, operações de multiplicação, divisão, soma e subtração. Portanto, consideramos que os resultados destas atividades foram satisfatórios, porque os alunos mostraram um sentimento positivo em relação à prática, no qual observamos que diversas dúvidas foram explicadas de forma prática. Por fim, consideramos que as aulas práticas são de suma importância para a vivência dos alunos, uma vez que relaciona os conteúdos ministrados de maneira didática e prática, no qual estão interligadas com o cotidiano dos mesmos. |