Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11279

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Daniel Ramos Oliveira
Orientador Ricardo Florencio Alves Rocha
Outros membros Lucas da Cunha Ruffo, Lucas Ribeiro Guimarães, Nicole Fernanda Caetano Morgado, Paloma de Paula Alves Coutinho
Título O Ensino de termodinâmica e velocidade utilizando a experimentação
Resumo A divulgação científica por métodos que utilizam a experimentação é uma maneira eficiente de difundir e despertar o interesse em ciências além do espaço formal geralmente desenvolvido em sala de aula. Através de atividades experimentais, a linguagem científica é apresentada de uma forma mais amena para crianças e adolescentes tornando o processo de aprendizado espontâneo e natural. Este ambiente proporciona um espaço escolar diferenciado e mais agradável para o aprendizado dos alunos. A utilização de experiências no ensino de ciência, principalmente no ensino de física, tem sido apontado por vários pesquisadores como a melhor forma de minimizar a dificuldade do aluno pela matéria. Com esse propósito, nós propusemos a realização de diversas atividades na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha onde trabalhamos sempre com projetos lúdicos com os alunos do ensino médio, explorando desde conceitos básico de matemática à construção de práticas sobre tópicos de física. Essas atividades de observação/demonstração no laboratório é uma das modalidades de experimentação mais utilizadas por professores, pois com esta abordagem, permite-se apresentar ao aluno uma interação entre a Física e o cotidiano que ele observa, de maneira simples e motivando assim a participação dos estudantes na aula. Atualmente, um dos grandes desafios encontrados dentro da escola está em torná-la um ambiente diferenciado do tradicional instituído há muito tempo. Assim, nosso trabalho busca proporcionar aos alunos um ambiente diferenciado de estudo, a partir da construção e do desenvolvimento de práticas de laboratórios a serem aplicadas concomitantemente com a teoria apresentada pelo professor na sala de aula. A metodologia de trabalho utilizada e desenvolvida pelos alunos Pibidianos do curso de física da Universidade Federal de Viçosa na escola durante o primeiro semestre de 2019 abordou os seguintes temas: processos de transferência de calor, as diferenças entre os conceitos de temperatura e calor, os tipos de escalas de temperaturas existentes e mais utilizadas no mundo para os alunos do segundo ano do ensino médio e o conceito de velocidade média, bem como procuramos destacar que a velocidade é uma grandeza física referente a relação entre a variação de uma posição em relação a variação do tempo para os estudante do primeiro ano do ensino médio. Abordamos além da física, conteúdos como equações, operações de multiplicação, divisão, soma e subtração. Portanto, consideramos que os resultados destas atividades foram satisfatórios, porque os alunos mostraram um sentimento positivo em relação à prática, no qual observamos que diversas dúvidas foram explicadas de forma prática. Por fim, consideramos que as aulas práticas são de suma importância para a vivência dos alunos, uma vez que relaciona os conteúdos ministrados de maneira didática e prática, no qual estão interligadas com o cotidiano dos mesmos.
Palavras-chave Termodinâmica, Velocidade, Experimentação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.