| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
| Setor | Departamento de Física |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Leonardo de Almeida Santos |
| Orientador | Ricardo Florencio Alves Rocha |
| Outros membros | Geceária Rita Ramos Faria, Guilherme Serra Francisco Pinel, Lucas de Oliveira, MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA |
| Título | Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes como ferramentas de divulgação científica na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha |
| Resumo | A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos que acontecem em todo o Brasil e é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Nosso projeto teve como objetivo principal utilizar essas atividades para estimular o interesse dos jovens e promover a discussão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa acerca dos temas Astronáutica, Física, Astronomia e ciências. Assim, a fim de auxiliar e preparar os alunos para participarem dessas atividades e observando que todos os estudantes não conheciam estes eventos, foi organizado pelos estudantes de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação da Docência um minicurso durante o mês de maio sobre os seguintes temas: Composição do Sistema Solar, Força Gravitacional, Constelações, Missões Espaciais, Estrelas, Eclipses e Satélites na escola. A competição proposta pela Mostra Brasileira de Foguetes foi realizada e construída concomitantemente com o minicurso, e tinha como princípio construir e lançar foguetes de garrafa pet utilizando conceitos físicos para explicar o trabalho. O evento conseguiu integrar todo o corpo docente e discente da escola, promovendo e divulgando a ciência fora da sala de aula. Além disso, a participação dos estudantes contribui para estimular o esforço, trabalho em equipe, aprendizagem coletiva e compartilhada, o respeito e a visão de que a ciência parte das observações feitas no mundo. Os foguetes construídos e lançados pelos alunos percorreram uma média de alcance horizontal de 66 metros. Um total de 40 alunos participaram espontaneamente da MOBFOG, 38 no minicurso sobre astronomia e astronáutica e 45 realizaram a prova da OBA, com notas de acerto que alcançaram os 90% das questões. Após finalização dos projetos foi possível concluir que as atividades experimentais e lúdicas são de grande importância para a construção do conhecimento dos alunos. Isso se deve a maneira diversificada do conteúdo ser apresentado, rompendo a maneira tradicional de se expor um conteúdo específico. |
| Palavras-chave | Astronomia, Foguetes, Metodologia; |
| Forma de apresentação..... | Oral |