Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11278

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Leonardo de Almeida Santos
Orientador Ricardo Florencio Alves Rocha
Outros membros Geceária Rita Ramos Faria, Guilherme Serra Francisco Pinel, Lucas de Oliveira, MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes como ferramentas de divulgação científica na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha
Resumo A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos que acontecem em todo o Brasil e é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Nosso projeto teve como objetivo principal utilizar essas atividades para estimular o interesse dos jovens e promover a discussão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa acerca dos temas Astronáutica, Física, Astronomia e ciências. Assim, a fim de auxiliar e preparar os alunos para participarem dessas atividades e observando que todos os estudantes não conheciam estes eventos, foi organizado pelos estudantes de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação da Docência um minicurso durante o mês de maio sobre os seguintes temas: Composição do Sistema Solar, Força Gravitacional, Constelações, Missões Espaciais, Estrelas, Eclipses e Satélites na escola. A competição proposta pela Mostra Brasileira de Foguetes foi realizada e construída concomitantemente com o minicurso, e tinha como princípio construir e lançar foguetes de garrafa pet utilizando conceitos físicos para explicar o trabalho. O evento conseguiu integrar todo o corpo docente e discente da escola, promovendo e divulgando a ciência fora da sala de aula. Além disso, a participação dos estudantes contribui para estimular o esforço, trabalho em equipe, aprendizagem coletiva e compartilhada, o respeito e a visão de que a ciência parte das observações feitas no mundo. Os foguetes construídos e lançados pelos alunos percorreram uma média de alcance horizontal de 66 metros. Um total de 40 alunos participaram espontaneamente da MOBFOG, 38 no minicurso sobre astronomia e astronáutica e 45 realizaram a prova da OBA, com notas de acerto que alcançaram os 90% das questões. Após finalização dos projetos foi possível concluir que as atividades experimentais e lúdicas são de grande importância para a construção do conhecimento dos alunos. Isso se deve a maneira diversificada do conteúdo ser apresentado, rompendo a maneira tradicional de se expor um conteúdo específico.
Palavras-chave Astronomia, Foguetes, Metodologia;
Forma de apresentação..... Oral
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