Resumo |
Com a evolução do conceito de qualidade, que foi se aperfeiçoando de acordo com o contexto de cada época, a ênfase passou da inspeção do produto final ao monitoramento de cada etapa que compõe os processos das organizações. Nesse contexto, o Sistema de Gestão da Qualidade tem sido um fator de diferenciação que permite a sobrevivência da empresa no mercado e a seleção de ferramentas da qualidade constitui um dos maiores desafios para se atingir um comportamento administrativo bem estruturado. Dessa forma, o objetivo do estudo foi identificar as ferramentas de Gestão de Qualidade implementadas numa empresa, apresentando a finalidade de sua utilização. A pesquisa foi desenvolvida partir de dados secundários disponibilizados por uma empresa de Viçosa - MG, que é reconhecida por seu sistema de gestão, por meio de uma abordagem qualitativa, permitindo explorar o tema centra, sem intervir ou modificar os processos da empresa. Foram identificadas três principais ferramentas empregadas em diferentes processos na empresa: na etapa de recrutamento dos colaboradores, é utilizado o Teste de Comportamento DISC – Dominância, Influência, Estabilidade, Complacência; para a motivação dos colaboradores e organização do ambiente de trabalho foi implementado o D’OLHO, cujos princípios incluem ações de Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida; e para definição e avaliação de objetivos e metas implementou-se OKR – Objetives and Keys Results (Objetivos e Resultados-Chave), contribuindo para a gestão por resultados. Para monitoramento dos processos foram elaborados indicadores que possibilitam mensurar e registrar os resultados alcançados com o emprego de cada ferramenta, de forma periódica e contínua, bem como utilizar as informações geradas para realizar o planejamento estratégico da empresa e, como resultado da gestão, a empresa obteve a certificação de Great Place to Work. A decisão quanto a seleção das ferramentas adotadas deve ser tomada levando-se em consideração diversos fatores, entre os quais estão o tipo de empreendimento, os produtos, os processos, o ambiente, os colaboradores e os riscos envolvidos. Conclui-se que para atender seus objetivos a empresa adota formalmente as ferramentas da qualidade Teste DISC, D’OLHO e OKR, configurando um arranjo organizacional que possibilita acompanhar os resultados alcançados com a utilização das mesmas e que contribui para o processo de gestão, entre as ações realizadas para estruturar o Sistema de Gestão da Qualidade da organização. |