Resumo |
O projeto do cockpit de um carro tipo Fórmula SAE deve satisfazer os requisitos do regulamento Fórmula SAE Rules. Dentre os vários requisitos, o regulamento determina que este projeto deve atender o percentil 95 e 5 e aos gabaritos de verificação exigidos, que delimitam as dimensões mínimas que o cockpit deve possuir, isso garante uma padronização dos projetos estruturais dos veículos. Ocorre que, além de satisfazer este requisito, deve-se otimizar as medições do cockpit considerando as medidas antropométricas do piloto e seu conforto ao pilotar, visto que a performance do veículo depende de parâmetros de dinâmica veicular, mas também do posicionamento do piloto ao acionar os pedais e a sua acomodação dentro do carro. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um dispositivo de medições antropométricas para a obtenção de dimensões otimizadas a serem empregadas no projeto do cockpit de um carro tipo Fórmula SAE. A originalidade deste trabalho reside no fato do dispositivo de possibilitar a medição entre o assento e o pedal e também incorporar um teste de visibilidade frontal e lateral para o piloto, além de mensurar a altura dos dois arcos principais do veículo. Com base na literatura, foi projetado e fabricado o dispositivo que incorpora as medições de ângulo do assento e encosto, distâncias entre main hoop e front hoop, posição do pedal de freios com relação ao assento do piloto entre outros. A metodologia consistiu na obtenção dos resultados a partir da elaboração de um procedimento padrão para a coleta das medições dos eventuais pilotos. Os resultados das medições foram tradados através de ferramentas estatísticas e empregados no projeto do cockpit do carro, que serviram como parâmetro inicial para o projeto estrutural do protótipo. Verificou-se que a distância entre o assento e o pedal é uma medida conflitante, pois é dependente das estaturas dos eventuais pilotos. Os resultados das medições do dispositivo antropométrico impactaram, além do projeto do cockpit, no projeto dos pedais e no projeto da coluna de direção do carro. |