Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11261

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isabela Andrade Cunha
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros Brenda Almeida de Oliveira, Sandra Cristina Gomes, Thaís Mara Machado, Victoria Pereira Lopes, Vitória Marques Gonçalves Nascimento
Título Formação docente e práticas pedagógicas em creches e pré-escolas
Resumo Este trabalho trata-se de um relato das ações extensionistas desenvolvidas pelo projeto de extensão “Formação docente e Práticas pedagógicas em creches e pré-escolas”, no período de Março de 2019 a Julho de 2019. O objetivo principal das ações foi proporcionar o desenvolvimento profissional de professores que atuam em creches e pré-escolas da rede de ensino do município de Viçosa, Mg. Especificamente buscou-se promover a interação dialógica entre professores e coordenadores de creches e pré-escolas da rede de ensino municipal de Viçosa,¬MG e a Universidade Federal de Viçosa a partir de troca de saberes e debates acerca da prática pedagógica do professor que atua com crianças de 0 a 5 anos. As principais ações desenvolvidas foram: reuniões com a Secretaria Municipal de Educação e com profissionais da escola Professora Maria José Santana e Rebusca; visitas semanais na escola Professora Maria José Santana e Rebusca; interação dialógica por meio das ferramentas Padlet, Facebook e Instagram e desenvolvimento de uma pesquisa-ação na escola Professora Maria José Santana, intitulada “Eu sou quem sou”. Ressalta-se que os resultados alcançados até o momento foram: a criação de espaços propícios ao diálogo, interação, troca de saberes, estudo e reflexão sobre elementos da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas (inclusive espaços virtuais) e a inserção da pesquisa-ação como elemento da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento profissional dos mesmos. A partir das ações desenvolvidas até o momento acreditamos que estimulamos, nos professores participantes, a pesquisa, análise e reflexão de suas próprias ações enquanto professor da Educação Infantil inserindo a pesquisa ação como elemento da prática pedagógica. Reiteramos a importância dessas ações extensionistas pelo fato de contribuir para que seja “enfraquecida” a problemática apontada, já a algum tempo, por Zeichner e Diniz-Pereira, em relação ao isolamento entre os professores nas escolas e os acadêmicos nas universidades. Esses autores reafirmam a necessidade da construção de alianças entre esses atores sociais para a melhoria da educação e, mais especificamente, do ensino, e para a transformação social. Aponta-se a partir de análises das ações extensionistas, que as experiências proporcionadas aos participantes contribuiu de forma significativa para a reflexão destes acerca de sua prática pedagógica, estimulando-os a serem investigadores de situações presentes na sala de aula, inserindo dessa forma a pesquisa no cotidiano do trabalho docente.
Palavras-chave Desenvolvimento profissional de professores, Educação Infantil, Pesquisa ação.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.