Resumo |
Este trabalho trata-se de um relato das ações extensionistas desenvolvidas pelo projeto de extensão “Formação docente e Práticas pedagógicas em creches e pré-escolas”, no período de Março de 2019 a Julho de 2019. O objetivo principal das ações foi proporcionar o desenvolvimento profissional de professores que atuam em creches e pré-escolas da rede de ensino do município de Viçosa, Mg. Especificamente buscou-se promover a interação dialógica entre professores e coordenadores de creches e pré-escolas da rede de ensino municipal de Viçosa,¬MG e a Universidade Federal de Viçosa a partir de troca de saberes e debates acerca da prática pedagógica do professor que atua com crianças de 0 a 5 anos. As principais ações desenvolvidas foram: reuniões com a Secretaria Municipal de Educação e com profissionais da escola Professora Maria José Santana e Rebusca; visitas semanais na escola Professora Maria José Santana e Rebusca; interação dialógica por meio das ferramentas Padlet, Facebook e Instagram e desenvolvimento de uma pesquisa-ação na escola Professora Maria José Santana, intitulada “Eu sou quem sou”. Ressalta-se que os resultados alcançados até o momento foram: a criação de espaços propícios ao diálogo, interação, troca de saberes, estudo e reflexão sobre elementos da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas (inclusive espaços virtuais) e a inserção da pesquisa-ação como elemento da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento profissional dos mesmos. A partir das ações desenvolvidas até o momento acreditamos que estimulamos, nos professores participantes, a pesquisa, análise e reflexão de suas próprias ações enquanto professor da Educação Infantil inserindo a pesquisa ação como elemento da prática pedagógica. Reiteramos a importância dessas ações extensionistas pelo fato de contribuir para que seja “enfraquecida” a problemática apontada, já a algum tempo, por Zeichner e Diniz-Pereira, em relação ao isolamento entre os professores nas escolas e os acadêmicos nas universidades. Esses autores reafirmam a necessidade da construção de alianças entre esses atores sociais para a melhoria da educação e, mais especificamente, do ensino, e para a transformação social. Aponta-se a partir de análises das ações extensionistas, que as experiências proporcionadas aos participantes contribuiu de forma significativa para a reflexão destes acerca de sua prática pedagógica, estimulando-os a serem investigadores de situações presentes na sala de aula, inserindo dessa forma a pesquisa no cotidiano do trabalho docente. |