Resumo |
A mediação de conflitos nos espaços de ensino é uma temática que vem ganhando ênfase nos últimos anos como resposta ao enfrentamento dos conflitos que ocorrem nas instituições, a redução da violência e transformação desses ambientes em lugares mais democráticos e de bom clima social. Considerando que há ainda uma literatura reduzida sobre o tema no Brasil, tornou-se relevante investigar o que tem sido produzido sobre esse assunto nos programas de pós-graduação do país, nos últimos anos. Portanto, este trabalho objetivou descrever e analisar as características gerais da produção acadêmica brasileira, de teses e dissertações, sobre a mediação de conflitos em espaços de ensino. Buscou-se, assim, traçar um perfil dessa produção e conhecer os principais sujeitos e conflitos estudados nessa área. Para tal, foi feita uma pesquisa documental (teses e dissertações), exploratória, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, procedendo análises qualitativa e quantitativa. No período de 2000 a 2017, foram identificados 23 trabalhos (4 teses e 19 dissertações) sobre o tema – média de 2,2 trabalhos por ano. Essa produção foi principalmente elaborada por programas situados na região sudeste (56,5%), especialmente nas seguintes instituições UNOESTE (21,7%), UFJF, UFC, UFSC, UNB e PUC-SP (8,7 %, cada). Entre os espaços de ensino, houve predominância de trabalhos sobre mediação de conflitos e as políticas e projetos sociais de enfrentamento e minimização da violência (43,6%) e as ocorrências especialmente tratadas sobre a ótica da mediação de conflitos foram a gestão de conflitos (17,4%), direitos humanos (13%) e inclusão social (13%). Consideramos que apesar de poucos trabalhos, há um interesse contínuo sobre o tema, ao longo dos últimos anos, havendo espaço para mais estudos em todos os segmentos apresentados. Acreditamos que mediação de conflitos contribui para resolver ou atenuar parte dos problemas vividos nos diferentes espaços de ensino e que é preciso que mais pesquisadores possam contribuir com a produção de conhecimento na área. |