Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11257

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Solos
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mairon Neves de Figueiredo
Orientador BRUNO RICARDO DE CASTRO LEITE JUNIOR
Outros membros Ana Clara das Chagas Souza, Emerson Alcides da Silva, Ezequiel Dias da Silva, Ianka Maria da Silva, João Vitor Andrade, Thais de Carvalho Maia, Vanessa Lopes de Miranda
Título Metodologias Dialógicas no ensino da Conservação de Água e Solo
Resumo O Projeto Rondon é uma parceria interministerial, coordenada pelo Ministério da Defesa. O projeto articula governos estaduais e municipais, que com apoio das Instituições de Ensino Superior, visa somar esforços, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção da cidadania. O presente trabalho tem como objetivo retratar a experiência na aplicação de metodologias dialógicas, no ensino da conservação de água e solo. Durante o projeto Rondon na Operação Parnaíba, oficinas e cursos voltados para a conservação da água e solo, serviram de base para o uso de metodologias ativas de ensino. Os grupos escolhidos para a abordagem utilizada foram de comunidades rurais do município de Nossa Senhora dos Remédios, no Piauí. Durante o processo de ensino foi empregada a dinâmica intitulada “conectando palavras”. A dinâmica consistia no emprego de palavras levantadas pelo grupo de participantes, que devem solucionar os problemas propostos. Deste modo a metodologia buscou encorajar os participantes a desenvolverem pensamento crítico e por meio das discussões levantadas, propor soluções e adquirirem conhecimento sobre os conceitos essenciais do tema em questão. Os temas problematizados se relacionavam a importância do meio ambiente, formas de degradação dos recursos naturais e alternativas de redução de impactos danosos ao meio. A metodologia foi aplicada em grupos de comunidades rurais, totalizando 116 participantes, que ao longo de 4 horas de discussão foram instruídos a construir propostas e relatar experiências sobre os temas. Os resultados obtidos remetem a uma boa aceitação da metodologia, se mostrando uma alternativa, no resgate e construção do conhecimento, acerca da conservação ambiental com comunidades rurais. Também foi constatada a importância e necessidade de um tutor, mediando discussões e promovendo a interação entre participantes, como meio de estimular processo de ensino-aprendizagem. Deste modo a dinâmica desenvolvida, se mostrou eficiente em promover reflexões sobre a importância da conservação de água e solo, aliado a criar e expor estratégias de desenvolvimento sustentável no meio rural.
Palavras-chave Metodologias Ativas, Conservação Ambiental, Rondon
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,68 segundos.