Resumo |
O Projeto Rondon é uma parceria interministerial, coordenada pelo Ministério da Defesa. O projeto articula governos estaduais e municipais, que com apoio das Instituições de Ensino Superior, visa somar esforços, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção da cidadania. O presente trabalho tem como objetivo retratar a experiência na aplicação de metodologias dialógicas, no ensino da conservação de água e solo. Durante o projeto Rondon na Operação Parnaíba, oficinas e cursos voltados para a conservação da água e solo, serviram de base para o uso de metodologias ativas de ensino. Os grupos escolhidos para a abordagem utilizada foram de comunidades rurais do município de Nossa Senhora dos Remédios, no Piauí. Durante o processo de ensino foi empregada a dinâmica intitulada “conectando palavras”. A dinâmica consistia no emprego de palavras levantadas pelo grupo de participantes, que devem solucionar os problemas propostos. Deste modo a metodologia buscou encorajar os participantes a desenvolverem pensamento crítico e por meio das discussões levantadas, propor soluções e adquirirem conhecimento sobre os conceitos essenciais do tema em questão. Os temas problematizados se relacionavam a importância do meio ambiente, formas de degradação dos recursos naturais e alternativas de redução de impactos danosos ao meio. A metodologia foi aplicada em grupos de comunidades rurais, totalizando 116 participantes, que ao longo de 4 horas de discussão foram instruídos a construir propostas e relatar experiências sobre os temas. Os resultados obtidos remetem a uma boa aceitação da metodologia, se mostrando uma alternativa, no resgate e construção do conhecimento, acerca da conservação ambiental com comunidades rurais. Também foi constatada a importância e necessidade de um tutor, mediando discussões e promovendo a interação entre participantes, como meio de estimular processo de ensino-aprendizagem. Deste modo a dinâmica desenvolvida, se mostrou eficiente em promover reflexões sobre a importância da conservação de água e solo, aliado a criar e expor estratégias de desenvolvimento sustentável no meio rural. |