Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11256

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Jefferson Teixeira de Sousa
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Título O lugar do brincar na Educação Física Infantil: Possibilidades de interface com o aprender
Resumo O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possibilidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, o estudo de caso intrínseco se mostrou o mais indicado para nortear a averiguação dos objetivos estabelecidos. Os dados coletados resultaram de entrevista semiestruturada e da técnica de observação com o registro sistemático a partir de categorias observáveis no comportamento e condutas da professora de Educação Física responsável pela turma. A discussão dos resultados desenvolveu-se através da triangulação entre os dados resultantes da observação de aulas e entrevista semiestruturada com a professora participante, a bibliografia utilizada que vinha ao encontro da temática abordada e, ainda, as posições assumidas pelos autores da investigação em relação ao tema. Nessa direção, foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar, não se tratando de um brincar pelo brincar. Além disso, parece possível afirmar que o brincar como uma estratégia de ensino possibilita a criança entender e se comunicar com o mundo em que ela se insere através das interações com o brinquedo, com o espaço e/ou com os seus pares que ela está se inter-relacionando. Por fim, evidenciou-se que o professor atuante na educação infantil exerce papel preponderante no processo de formação de crianças a partir do trato com os conteúdos da Educação Física correlacionando-os às características inerentes nesta fase da vida como o imaginário, a ludicidade e a predisposição para o brincar a partir das experimentações de cada aluno.
Palavras-chave Educação Física, Brincar, Aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.