Resumo |
O presente estudo analisou o brincar nas aulas de Educação Física infantil, tendo em vista suas possibilidades e a sua relação com o processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, o estudo de caso intrínseco se mostrou o mais indicado para nortear a averiguação dos objetivos estabelecidos. Os dados coletados resultaram de entrevista semiestruturada e da técnica de observação com o registro sistemático a partir de categorias observáveis no comportamento e condutas da professora de Educação Física responsável pela turma. A discussão dos resultados desenvolveu-se através da triangulação entre os dados resultantes da observação de aulas e entrevista semiestruturada com a professora participante, a bibliografia utilizada que vinha ao encontro da temática abordada e, ainda, as posições assumidas pelos autores da investigação em relação ao tema. Nessa direção, foi possível inferir que o brincar se faz presente nas aulas e que a sua adoção pelo professor como elemento facilitador no processo ensino aprendizagem amplia as possibilidades no trato dos conteúdos da Educação Física e de manifestações culturais entre as crianças na educação infantil. No entanto, a adoção do brincar como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem na Educação Física infantil, demanda planejamento, organização do espaço da aula, divisão do tempo e do número de alunos que irão participar, não se tratando de um brincar pelo brincar. Além disso, parece possível afirmar que o brincar como uma estratégia de ensino possibilita a criança entender e se comunicar com o mundo em que ela se insere através das interações com o brinquedo, com o espaço e/ou com os seus pares que ela está se inter-relacionando. Por fim, evidenciou-se que o professor atuante na educação infantil exerce papel preponderante no processo de formação de crianças a partir do trato com os conteúdos da Educação Física correlacionando-os às características inerentes nesta fase da vida como o imaginário, a ludicidade e a predisposição para o brincar a partir das experimentações de cada aluno. |