Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11253

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Murilo Sena Baiero
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Título Análise da aprendizagem sobre a Taxonomia de Bloom a partir da utilização dos jogos de empresa.
Resumo O presente estudo analisa mecanismos de ensino-aprendizagem em grupos heterogêneos que podem ser adotados em organizações cooperativas para promover mudanças, inclusive de comportamento. O problema que instigou a proposição do estudo está intimamente ligado às indagações sobre o processo de aprendizagem e conhecimento, que promova o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos. O trabalho teve como objetivo, utilizando-se da Taxonomia dos domínios cognitivos de Bloom, avaliar a evolução do aprendizado dos participantes (estudantes universitários e produtores rurais) a partir da aplicação do Empreendedor Rural, um jogo de tabuleiro elaborado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor, sendo uma ferramenta central de treinamento desenvolvido para a formação de empreendedores do setor rural e o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, processo composto por cinco etapas, em que o facilitador instiga os participantes a refletirem sobre o conteúdo e a vivência. A taxonomia dos objetivos educacionais, também difundida como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de categorias de pensamento. Os procedimentos metodológicos são de análise qualitativa e descritiva dos fatos. Para a realização da coleta de informações, foram utilizados dois formulários preenchidos pelos participantes, sendo um antes da aplicação do jogo e outro ao final, além da observação de processos. Os resultados obtidos indicam uma mudança comportamental do grupo, demonstrado pela ampliação de habilidades e competências gerenciais e o desenvolvimento da capacidade de autogestão. Dessa forma, é possível concluir que essa experiência foi satisfatória, uma vez que contribuiu para o aprendizado dos participantes através do exercício prático. Assim, essa metodologia é recomendada nas ações de desenvolvimento do quadro social das cooperativas, principalmente nos projetos e programas de formação do quadro de cooperados e colaboradores, mesmo em grupos que apresentam considerável heterogeneidade.
Palavras-chave Jogos de empresa, ciclo de aprendizagem vivencial, Taxonomia de Bloom.
Forma de apresentação..... Oral
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