Resumo |
Esse trabalho trata-se de um projeto de ensino desenvolvido na disciplina EIN 497- Estágio supervisionado em Educação Infantil– II, do curso de Educação Infantil, no período de março de 2019 a junho de 2019. Foi realizado no Laboratório de desenvolvimento infantil-LDI com crianças na faixa etária de 03 a 04 anos. O objetivo principal desse projeto foi proporcionar às crianças a investigação e o conhecimento sobre a química trabalhando as múltiplas linguagens. Especificamente buscou-se: proporcionar às crianças o conhecimento da química, dos alquimistas, da pedra filosofal e dos químicos Marie Curie e Antoine Lavoisier; propiciar às crianças a investigação de alguns fenômenos químicos e a formulação de hipóteses, acerca das propriedades físicas dos produtos químicos presentes nas tintas, alimentos e produtos de limpeza; promover às crianças a investigação e a vivência do ambiente de trabalho do químico e o contato com diversos materiais do laboratório químico. Ressalta-se a necessidade de se trabalhar com as crianças o caráter investigativo da ciência química, dando a oportunidade de formularem hipóteses e mais do que isso, delas agirem, pois, como afirma Maldaner, a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais, iniciando os assuntos a partir de algum acontecimento recente ou do próprio cotidiano das crianças. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se como metodologia o trabalho com projetos a partir de atividades lúdicas. Tal projeto teve como temática “química para crianças” e foi desenvolvido em três etapas. Na primeira etapa anotamos e ouvimos as hipóteses iniciais das crianças acerca da temática. Na segunda etapa foram desenvolvidas atividades lúdicas sobre a química, a vivência do profissional químico, seu ambiente de trabalho e a presença da química em nosso cotidiano. Essa foi uma etapa de investigações e experimentações realizadas pelas crianças com as intervenções do professor regente. Já a terceira etapa foi o momento de constatação das hipóteses iniciais das crianças e do conhecimento construído durante às atividades, verificando se o projeto trouxe a elas novas indagações e/ou conclusões acerca da temática. A partir das ações desenvolvidas identifica-se que as crianças ampliaram seus conhecimentos sobre a química despertando-se ainda mais para o caráter investigativo da ciência química, pois como afirma Queiroz o trabalho com projetos tem sido uma ferramenta que contribui para fortalecer os conhecimentos prévios das crianças, dando visibilidade aos diálogos, interação, expressão, observações, descobertas e experiências. Conclui-se ainda que o trabalho realizado contribuiu de forma significativa para a formação inicial dos estudantes de licenciatura em Educação Infantil participantes desse processo, uma vez que os mesmos relatam que o trabalho com projetos pode ser uma prática presente na sala de aula do professor que atua na Educação Infantil. |