Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11249

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaís Mara Machado
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros Laisa Medina Silva
Título Química para crianças: experiências na formação inicial de professores para a Educação Infantil
Resumo Esse trabalho trata-se de um projeto de ensino desenvolvido na disciplina EIN 497- Estágio supervisionado em Educação Infantil– II, do curso de Educação Infantil, no período de março de 2019 a junho de 2019. Foi realizado no Laboratório de desenvolvimento infantil-LDI com crianças na faixa etária de 03 a 04 anos. O objetivo principal desse projeto foi proporcionar às crianças a investigação e o conhecimento sobre a química trabalhando as múltiplas linguagens. Especificamente buscou-se: proporcionar às crianças o conhecimento da química, dos alquimistas, da pedra filosofal e dos químicos Marie Curie e Antoine Lavoisier; propiciar às crianças a investigação de alguns fenômenos químicos e a formulação de hipóteses, acerca das propriedades físicas dos produtos químicos presentes nas tintas, alimentos e produtos de limpeza; promover às crianças a investigação e a vivência do ambiente de trabalho do químico e o contato com diversos materiais do laboratório químico. Ressalta-se a necessidade de se trabalhar com as crianças o caráter investigativo da ciência química, dando a oportunidade de formularem hipóteses e mais do que isso, delas agirem, pois, como afirma Maldaner, a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais, iniciando os assuntos a partir de algum acontecimento recente ou do próprio cotidiano das crianças. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se como metodologia o trabalho com projetos a partir de atividades lúdicas. Tal projeto teve como temática “química para crianças” e foi desenvolvido em três etapas. Na primeira etapa anotamos e ouvimos as hipóteses iniciais das crianças acerca da temática. Na segunda etapa foram desenvolvidas atividades lúdicas sobre a química, a vivência do profissional químico, seu ambiente de trabalho e a presença da química em nosso cotidiano. Essa foi uma etapa de investigações e experimentações realizadas pelas crianças com as intervenções do professor regente. Já a terceira etapa foi o momento de constatação das hipóteses iniciais das crianças e do conhecimento construído durante às atividades, verificando se o projeto trouxe a elas novas indagações e/ou conclusões acerca da temática. A partir das ações desenvolvidas identifica-se que as crianças ampliaram seus conhecimentos sobre a química despertando-se ainda mais para o caráter investigativo da ciência química, pois como afirma Queiroz o trabalho com projetos tem sido uma ferramenta que contribui para fortalecer os conhecimentos prévios das crianças, dando visibilidade aos diálogos, interação, expressão, observações, descobertas e experiências. Conclui-se ainda que o trabalho realizado contribuiu de forma significativa para a formação inicial dos estudantes de licenciatura em Educação Infantil participantes desse processo, uma vez que os mesmos relatam que o trabalho com projetos pode ser uma prática presente na sala de aula do professor que atua na Educação Infantil.
Palavras-chave Múltiplas linguagens na Educação Infantil, Química, Trabalho com projetos.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.