Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11246

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Thayana Zanelli Meireles
Orientador Fernanda Raquel Carvalho
Outros membros Andreza de Faria Alves Cruz, Danyelly Stefânya Matos, Diego José Braga, Luiza de Magalhães, Rafaella Braga Silva, Ruan Ferreira de Oliveira, Vitória Maria Pereira
Título Engenharia Química na Prática: a utilização de espaços não formais para o ensino de Química
Resumo Diversos pesquisadores afirmam que o ensino de Ciências não pode se restringir ao contexto escolar, que é um espaço formal de educação. Outros espaços, chamados de não formais, como museus, praças, zoológicos e jardins botânicos, também são considerados lugares de produção e circulação de conhecimento. Esses espaços constituem um ambiente de características únicas, que permitem uma abordagem lúdica e contextualizada das ciências, de maneira a estimular a curiosidade dos visitantes presentes. Além disso, espaços não formais contribuem para o letramento científico de estudantes, professores e da sociedade que o frequenta, pois o visitante possui a oportunidade de vivenciar um espaço diferente do habitual, ser atuante e se divertir, desenvolvendo diversas atividades oferecidas durante as exposições. O objetivo do projeto de extensão foi levar a Engenharia Química por meio de experimentos com materiais do dia a dia e atividades para as praças da cidade de Viçosa-MG e região. Nessas feiras expostas nas praças das cidades, os integrantes do grupo produziam limpa vidros e os distribuíam para a comunidade em geral, além de propor práticas interativas para crianças e o público em geral, que correlacionavam com conceitos químicos, como o fluído não newtoniano e a prática do "afunda e não afunda". O resultado do projeto foi positivo, mostrando-se de grande troca de conhecimentos tanto para os estudantes de Engenharia Química que levavam a exposição, quanto para a comunidade que participava e compartilhava dos conhecimentos expostos. Em relação ao público, foi observável o seu interesse durante as realizações das atividades e as explicações acerca do conteúdo, ampliando, assim, o entendimento da ciência para pessoas leigas. Adicionalmente, pôde-se observar que experimentos que englobam situações cotidianas atraem mais o público, pois se veem mais motivados ao saberem que há aplicação diretamente em sua vida. Para os integrantes do projeto, foi possível aperfeiçoar os conhecimentos aprendidos em sala de aula durante a graduação, além de aperfeiçoar a habilidade de comunicação com o público de diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento. Conclui-se, então, que o projeto se mostra essencial para ambas as vertentes, tanto para a comunidade quanto para os estudantes integrantes do projeto, sendo possível sua ampliação para outros municípios e cidades do Estado de Minas Gerais.
Palavras-chave Comunidade, Engenharia Química, Feiras
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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