Resumo |
Dentro do movimento da Educação do Campo, detidamente nas Licenciaturas em Educação do Campo, o tema sobre a modalidade de formação por área de conhecimento tem se tornando uma das principais pautas político-pedagógicas de discussão teórica entre campos distintos de pesquisa. O objetivo deste trabalho foi analisar os projetos político pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, no intento de identificar como se dá a formação por área de conhecimento. Foram analisadas as matrizes curriculares de 25 cursos reconhecidos pelo MEC. Tendo como referência a Resolução CNE/CP nº 2, de julho de 2015, que traz as diretrizes curriculares para as licenciaturas, temos que das 25 universidades pesquisadas, 84% atende todos os requisitos em relação as cargas horárias da formação geral, formação docente, específica, estágio e atividades complementares. Embora se tenha um cenário curricular adequado na maioria das universidades, algumas não cumpriram a regulamentação nos quesitos de carga horária: total – 4 universidades, 1 do núcleo formativo e 2 para atividades complementares e estágios curriculares. A média geral da carga horária total ficou em 3.450,8 horas. A carga horária de formação específica dos cursos, disciplinas vinculadas a área de formação, são em média 34,3% da carga horária total dos cursos, variando entre 19,6% a 54,9%. Mesmo que as universidades estejam em grande parte atendendo as exigências legais da formação inicial de docentes, ainda há a preocupação se os egressos das Licenciaturas em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza realmente estão habilitados na área específica de formação. A média da carga horária desta formação foi apenas de 34,3% da carga horária total dos cursos, contra 56, 52,5 e 50%, para as Licenciatura da UFV em Biologia, Física e Química, respectivamente. Os dados nos mostram que a Licenciatura em Educação do Campo em Ciências da Natureza tem como grande potencial a alta carga horária da formação geral e docente, com carga horária alta em disciplinas de formação social e política, mas com uma carga horária de formação específica muito aquém, quando comparamos com as licenciaturas disciplinares. Sabemos que a formação por área do conhecimento é inovadora, e a ideia não é a formação por disciplina. A formação é da Ciência da Natureza articulada e para a vida, mas os dados nos mostram que a maior parte das universidade apresentam uma carga horária muito baixa, o que pode fragilizar e precarizar a formação por área. Desta forma concluímos que as universidade necessitam rever suas matrizes e aumentar a carga horária de formação específica. |