Resumo |
O presente trabalho faz parte do Programa de Residência Pedagógica, gerenciado pela CAPES. O tema do presente projeto é a literatura infantil, concentrando principalmente nos recursos utilizados para a contação de história na Educação Infantil. A literatura contém um caráter lúdico e a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem torna o conhecimento mais prazeroso para as crianças da faixa etária de 0 a 6 anos. A literatura é também fator indiscutível no desenvolvimento das linguagens, podendo ser utilizada para trabalhar as ciências, a linguagem oral e e escrita, a matemática, dentre outros. O tema literatura foi escolhido devido à carência desse tipo de atividade nessa Instituição de ensino. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos, atendidas no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. O objetivo principal do projeto é possibilitar as crianças o desenvolvimento integral, em todos os aspectos, promovendo o acesso a livros e outros recursos, despertando seu interesse pela leitura, estimulando a criatividade e a imaginação. Durante o primeiro período desse trabalho, houve uma imersão no campo de estágio, onde concentrou-se em observar as crianças, a prática de ensino da professora e o funcionamento interno daquela instituição. Após esse período, o grupo focou em estudar as principais necessidades das crianças e quais as intervenções poderiam contribuir para uma melhoria das atividades. Constatou-se que existiam poucas atividades voltadas para a contação de história nos planejamentos das professoras e que a maioria das propostas naquele ambiente não favorecia a autonomia e a criatividade das crianças. Após as observações, decidiu-se pela literatura e as atividades propostas foram pautadas na contação de história utilizando diferentes recursos como vídeos, fantoches, flanelógrafo, fichas, livros e histórias cantadas. Alguns exemplos dessas atividades até o momento foram: A história de fantoche “O Rabo do Leão” e a história cantada “A Coca”. Todo o processo está sendo de intensa observação, o que levou a perceber uma maior desenvoltura por parte das crianças nos demais momentos do cotidiano, uma maior autonomia, criatividade e participação nas atividades. O presente trabalho apresenta resultados parciais, pois, ainda está em andamento. Até o momento, pode-se observar que o processo de aprendizagem pode ser feito de forma lúdica, pois percebeu-se que, quando a atividade é mais divertida, a criança acaba por construir o conhecimento de forma prazerosa. Espera-se que este trabalho auxilie no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, mas também contribua com a aprendizado e o estabelecimento de relações com as crianças, contribuindo para a formação como futuras professoras da educação infantil. |