Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11242

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Natália Liberato de Oliveira
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Beatriz Maria Moreira, Gislaine Freitas da Silva, Mônica Grace de Oliveira, Vanessa Viana Felipe
Título Na magia da leitura: práticas com literatura na Educação infantil
Resumo O presente trabalho faz parte do Programa de Residência Pedagógica, gerenciado pela CAPES. O tema do presente projeto é a literatura infantil, concentrando principalmente nos recursos utilizados para a contação de história na Educação Infantil. A literatura contém um caráter lúdico e a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem torna o conhecimento mais prazeroso para as crianças da faixa etária de 0 a 6 anos. A literatura é também fator indiscutível no desenvolvimento das linguagens, podendo ser utilizada para trabalhar as ciências, a linguagem oral e e escrita, a matemática, dentre outros. O tema literatura foi escolhido devido à carência desse tipo de atividade nessa Instituição de ensino. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos, atendidas no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. O objetivo principal do projeto é possibilitar as crianças o desenvolvimento integral, em todos os aspectos, promovendo o acesso a livros e outros recursos, despertando seu interesse pela leitura, estimulando a criatividade e a imaginação. Durante o primeiro período desse trabalho, houve uma imersão no campo de estágio, onde concentrou-se em observar as crianças, a prática de ensino da professora e o funcionamento interno daquela instituição. Após esse período, o grupo focou em estudar as principais necessidades das crianças e quais as intervenções poderiam contribuir para uma melhoria das atividades. Constatou-se que existiam poucas atividades voltadas para a contação de história nos planejamentos das professoras e que a maioria das propostas naquele ambiente não favorecia a autonomia e a criatividade das crianças. Após as observações, decidiu-se pela literatura e as atividades propostas foram pautadas na contação de história utilizando diferentes recursos como vídeos, fantoches, flanelógrafo, fichas, livros e histórias cantadas. Alguns exemplos dessas atividades até o momento foram: A história de fantoche “O Rabo do Leão” e a história cantada “A Coca”. Todo o processo está sendo de intensa observação, o que levou a perceber uma maior desenvoltura por parte das crianças nos demais momentos do cotidiano, uma maior autonomia, criatividade e participação nas atividades. O presente trabalho apresenta resultados parciais, pois, ainda está em andamento. Até o momento, pode-se observar que o processo de aprendizagem pode ser feito de forma lúdica, pois percebeu-se que, quando a atividade é mais divertida, a criança acaba por construir o conhecimento de forma prazerosa. Espera-se que este trabalho auxilie no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, mas também contribua com a aprendizado e o estabelecimento de relações com as crianças, contribuindo para a formação como futuras professoras da educação infantil.
Palavras-chave Literatura, infância, desenvolvimento
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.