Resumo |
O presente resumo tem como intuito apresentar o Projeto de Voleibol do Programa de Esporte e Lazer Universitário (PELU), desenvolvido pela Divisão de Esportes e Lazer (DLZ) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), que iniciou as suas atividades no começo do período letivo do ano de 2017 e possui o propósito de possibilitar aos moradores da cidade e aos integrantes (alunos, professores e servidores) da UFV, o conhecimento e a prática da modalidade voleibol, através de atividades lúdicas e cooperativas, promovendo a prática de exercício físico para os participantes. Paralelo a prática de exercício físico, os participantes conhecem os fundamentos, as táticas, histórico e diversos elementos do voleibol, se relacionam com outras pessoas, contribuindo assim, para o seu bem-estar, físico, psíquico e social. As pessoas interessadas realizam as inscrições através de um formulário online, divulgado no início de cada período letivo na rede social do Programa, e são selecionados seguindo a ordem de inscrição. O Projeto de Voleibol conta com três turmas de no máximo vinte alunos, e cada turma possui duas aulas semanais, que ocorrem nas quadras externas do Departamento de Educação Física. A estrutura das quadras e os materiais utilizados nas aulas são de boa qualidade, o único lado negativo é que as quadras serem abertas, já que as aulas são afetadas na ocorrência de ventos fortes e chuva. As aulas são mistas, sem distinção de sexo ou tempo e experiência na modalidade. No decorrer do período, ocorre um evento de voleibol, onde os alunos das três turmas, disputam um torneio entre si, como forma de integração dos participantes. Desde o seu início, o projeto vem tendo uma boa adesão por parte da população, as turmas ficam praticamente cheias. Os alunos não possuem nenhum custo financeiro durante o andamento do projeto, sendo este totalmente gratuito. O animador cultural recebe uma bolsa remunerada, e além das aulas semanais, se reúne semanalmente com a coordenação pedagógica afim de dialogar sobre o andamento do projeto. |