Resumo |
Na Linguistica Aplicada, principalmente na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, há uma forte tendência em apontar as grades curriculares deficientes dos cursos de licenciatura em Letras como uma das causas do fracasso da atuação dos professores. Alguns dos fatores que favorecem esse fracasso são a incongruência do sistema de leis brasileiro acerca do trabalho do professor de Línguas Estrangeiras, além das vigente nas sociedade brasileira acerca das crenças sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Dentre as crenças mais comuns, estão as de que: 1) a figura do professor falante-nativo permanece como o ideal de docente devido a sua legitimidade linguística (AVALOS-RIVERA & CORCORAN, 2017; DAVIES, 2002); 2) não se aprende inglês na escola regular; e 3)é necessário viajar para o exterior para se aprender inglês. Apesar de sabermos das deficiências, em alguns casos, na formação precária de professores de línguas no Brasil, não existem estudos na literatura de Linguística Aplicada sobre a falta de formação e a atuação de pessoas leigas no contexto de ensino, principalmente de línguas estrangeiras, em especial, neste caso, da língua inglesa. Visando suprir esta lacuna, este trabalho se insere nos estudos discursivos e tem como base teórica os conceitos de Legitimidade, Ethos institucional e Ethos individual presentes nos trabalhos de Patrick Charaudeau (2005, 2017). Tendo como corpus documentos públicos digitais na divulgação de um programa de extensão de ensino de idiomas para a comunidade universitária por ex-intercambistas, objetivou-se identificar de que forma o ethos institucional do curso e o ethos individual dos instrutores são construídos através do discurso. Além disso, buscou-se compreender de que forma a legitimidade é adquirida pelos instrutores para lecionar as línguas estrangeiras. Os resultados sugerem a construção de um ethos institucional pautado na ideia de modernização do ensino através de metodologias inovadoras e diferentes. Os ethe dos instrutores vão de encontro à ideologia defendida pelo curso. Entretanto, apesar da tentativa de construir uma imagem de inovação, o discurso aponta para uma contradição entre os objetivos e o que se reporta como práticas do curso, sugerindo uma metodologia de ensino focada no ensino de gramática. |