Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11222

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vinicius Antônio Lino Eugênio
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros Ana Karolyna Fagundes Silva, Bianca Aragão Caparelli, CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA, DANIELA GOMES ROSADO, Gustavo Lopes Knop
Título Relato de experiência - Projeto futsal no PELU
Resumo O PELU – Programa de Esporte e Lazer Universitário ofereceu no ano de 2018, diversas modalidades como, Treinamento Funcional, Futsal, Vôlei, Natação, Peteca, Tênis e Dança. Tais atividades tiveram como intuito promover o esporte e o lazer para a comunidade acadêmica e do município de Viçosa, localizada na zona da mata mineira. O projeto se desenvolveu por meio de reuniões semanais para discutirmos o andar das atividades propostas pelos monitores ao início do período, organização de eventos, e discussão sobre alguns temas levantados pela coordenadora. Teve também encontros para realização de grupos de estudos para debater os métodos de aprendizagem e ampliar o conhecimento acerca do tema em questão. As intervenções do Futsal eram realizadas na quadra do Posinho (Alojamento Masculino), sendo três turmas à noite T1 (terça e quinta) de 18h às 19h30min, T2 (quarta e sexta) 18h30min às 20h e T3 (quarta e sexta) de 20h às 21h30min. As turmas eram mistas, tanto por gênero, quanto por nível de conhecimento da modalidade e cada turma tinha um limite máximo de 20 alunos. Cada grupo possuía suas características, com pessoas diferentes, de idades desiguais, níveis de conhecimento da modalidade distintos, que são características constantemente presentes no Esporte de Participação. Tendo em vista que o PELU tem como público alvo pessoas que querem praticar esportes por lazer e também que almejam aprender uma nova prática esportiva, os conteúdos das aulas foram divididos de forma que fosse feita uma progressão do mesmo e da complexidade do jogo. Foram trabalhados também questões de respeito às regras e aos colegas de turma, algo que inclusive deu muito certo e que foi muito elogiado por parte dos praticantes. Pontos positivos durante as intervenções: turmas mistas, ludicidade em parte do conteúdo, flexibilidade do cronograma e participação em grande número no decorrer do período. Alguns pontos negativos puderam ser destacados durante as intervenções, como o número de materiais disponibilizados para as aulas e também a péssima qualidade das bolas, de material rígido e de pouca durabilidade, não tinha rede nos gols, quadra possui um piso desnivelado e não possui proteção acima das cercas ao redor da quadra, o que facilita a bola cair na rua e nas lagoas. Tivemos também durante o período I Torneio de Futsal do PELU, que teve como maior objetivo a integração dos alunos e contou com a participação de 6 times, onde todos receberam premiação por participarem do evento.
Palavras-chave Lazer, Futsal, Participação
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.