Resumo |
O tema desse trabalho diz respeito às reformas do ensino secundário e seus impactos na prática educacional nas escolas de Ervália, cidade do interior de Minas Gerais, entre os anos de 1930 a 1966. Buscou-se compreender as principais reformas que ocorreram a partir da Era Vargas (1930) até 1966, ano em que o ginásio da cidade passa por reformas e recebe outro nome. Entende-se que tais reformas geraram impactos sobre a cidade, pois em fins da década de 1940 surgiria a proposta de construção de um ginásio com oferecimento de ensino secundário à população. Nesse sentido, aspecto importante desse estudo é a compreensão da interiorização das reformas educacionais e seus desdobramentos a longo prazo, considerando a singularidade local e institucional. Com o desenvolvimento do Brasil, devido ao crescimento das cidades e da industrialização, o ensino tornou-se necessário e cada vez mais procurado por aqueles que desejavam ingressar em um novo modelo econômico. As décadas de 1930 e 1940 são compreendidas como época em que ocorrem uma intensa regulamentação que daria um caráter mais orgânico à educação. Esse trabalho procura entender as relações entre o local e o nacional a partir das mudanças em curso na esfera educacional, entendendo-se que a partir da análise do ginásio da cidade de Ervália é possível compreender tanto as questões mais específicas locais quanto suas articulações às questões nacionais. Esta pesquisa foi executada em três etapas: para identificar as reformas sobre o ensino secundário a partir de 1930, recorreu-se a leis e decretos da época, para a análise de como a cidade recebia e era impactada pelas reformas foram analisados os jornais que circulavam na época, já para análise sobre construção do primeiro colégio e sua clientela, investigou-se os regimentos, as memoriais e os históricos sobre o Ginásio Brasil, que foi considerado a primeira instituição escolar em que havia o ensino secundário. Em alguns jornais da metade da década de 1940, apresentavam notícias de como a cidade foi bem desamparada quanto ao ensino e que os representantes municipais que deviam tomar providências. Somente em 1957 seria inaugurado o primeiro ginásio em Ervália em que havia o ensino secundário. O município recebeu as reformas do secundário bem tardiamente, pois, por estar localizado no interior de Minas Gerais e ter sua economia voltada para o setor agrário, as novidades não chegavam e nem eram recebidas como em uma capital ou suas proximidades. Após a instituição do ginásio poucas pessoas que puderam frequentar a escola em seus primeiros anos de funcionamento devido aos rígidos exames de admissão e elevados custos, o que modificou com o tempo. Com essa pesquisa foi possível perceber que a população atribuía uma grande importância ao ensino, que foi visto como necessário, atendendo aos interessados que não necessitariam mais se deslocar de sua cidade e também despertando o interesse de mais pessoas, contribuindo para o progresso da cidade. |