Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11219

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Tatiane Lessa
Orientador PATRICIA VARGAS LOPES DE ARAUJO
Título As reformas no ensino secundário na Era Vargas e seus impactos em uma cidade do interior de Minas Gerais (1930 -1966)
Resumo O tema desse trabalho diz respeito às reformas do ensino secundário e seus impactos na prática educacional nas escolas de Ervália, cidade do interior de Minas Gerais, entre os anos de 1930 a 1966. Buscou-se compreender as principais reformas que ocorreram a partir da Era Vargas (1930) até 1966, ano em que o ginásio da cidade passa por reformas e recebe outro nome. Entende-se que tais reformas geraram impactos sobre a cidade, pois em fins da década de 1940 surgiria a proposta de construção de um ginásio com oferecimento de ensino secundário à população. Nesse sentido, aspecto importante desse estudo é a compreensão da interiorização das reformas educacionais e seus desdobramentos a longo prazo, considerando a singularidade local e institucional. Com o desenvolvimento do Brasil, devido ao crescimento das cidades e da industrialização, o ensino tornou-se necessário e cada vez mais procurado por aqueles que desejavam ingressar em um novo modelo econômico. As décadas de 1930 e 1940 são compreendidas como época em que ocorrem uma intensa regulamentação que daria um caráter mais orgânico à educação. Esse trabalho procura entender as relações entre o local e o nacional a partir das mudanças em curso na esfera educacional, entendendo-se que a partir da análise do ginásio da cidade de Ervália é possível compreender tanto as questões mais específicas locais quanto suas articulações às questões nacionais. Esta pesquisa foi executada em três etapas: para identificar as reformas sobre o ensino secundário a partir de 1930, recorreu-se a leis e decretos da época, para a análise de como a cidade recebia e era impactada pelas reformas foram analisados os jornais que circulavam na época, já para análise sobre construção do primeiro colégio e sua clientela, investigou-se os regimentos, as memoriais e os históricos sobre o Ginásio Brasil, que foi considerado a primeira instituição escolar em que havia o ensino secundário. Em alguns jornais da metade da década de 1940, apresentavam notícias de como a cidade foi bem desamparada quanto ao ensino e que os representantes municipais que deviam tomar providências. Somente em 1957 seria inaugurado o primeiro ginásio em Ervália em que havia o ensino secundário. O município recebeu as reformas do secundário bem tardiamente, pois, por estar localizado no interior de Minas Gerais e ter sua economia voltada para o setor agrário, as novidades não chegavam e nem eram recebidas como em uma capital ou suas proximidades. Após a instituição do ginásio poucas pessoas que puderam frequentar a escola em seus primeiros anos de funcionamento devido aos rígidos exames de admissão e elevados custos, o que modificou com o tempo. Com essa pesquisa foi possível perceber que a população atribuía uma grande importância ao ensino, que foi visto como necessário, atendendo aos interessados que não necessitariam mais se deslocar de sua cidade e também despertando o interesse de mais pessoas, contribuindo para o progresso da cidade.
Palavras-chave Ervália, Ensino secundário, Era Vargas e Progresso
Forma de apresentação..... Oral
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