Resumo |
Atualmente a interdisciplinaridade envolvendo diversas áreas do conhecimento parece ser uma tendência eficiente no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas escolas de ensino médio e/ou superior de todo o mundo. Nesse contexto, a discussão das origens e da aplicabilidade de certos elementos químicos pode facilitar o mecanismo de compreensão de alguns aspectos da química e demonstrar que essa ciência está conectada a todos os aspectos da vida tecnológica e mesmo social. Doravante, desenvolveu-se nesse projeto um material didático-pedagógico para utilização em aulas de ensino médio que possui as seguintes características: a) Correlaciona o elemento químico Fe, sua obtenção, suas aplicações e sua origem com outras áreas do ensino, tal como a Física, Química, História e Biologia. b) Descreve a origem do elemento Fe através do processo de nucleossíntese em eventos astronômicos conhecidos como supernovas. c) Descreve a história do Ferro metálico em suas primeiras aparições na sociedade humana e a evolução de suas aplicações. d) Discute aplicações do elemento na atualidade no setor da metalurgia e sua importância na economia brasileira. e) Documenta as tragédias humanas e ambientais ocorridas recentemente em Mariana e Brumadinho e relacionadas à atividade mineradora no estado de Minas Gerais. f) Discute a função do átomo/íon Fe na hemoglobina, presente nas hemácias, células essenciais para a vida de mamíferos. Esse trabalho gerou uma monografia de ensino fundamentada em uma revisão bibliográfica envolvendo as áreas da Física, Química, História e Biologia, conectadas a partir da análise do elemento químico Fe. O público alvo consiste de alunos de Ensino Médio e demais interessados nas ciências naturais. A pesquisa teve caráter qualitativo com levantamento de dados sobre a importância do elemento químico escolhido, buscando compreender e interpretar determinados aspectos interdisciplinares e aplicações em diversas áreas. Pretende-se que esse material sirva de base para o desenvolvimento de uma oficina temática a ser desenvolvida futuramente em turmas de ensino médio. As oficinas temáticas têm sido cada vez mais utilizadas como um modelo de facilitação do processo de ensino-aprendizagem pois possuem uma filosofia de integração das diferentes áreas do conhecimento como preconiza a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Essa filosofia apregoa uma forma de buscar uma educação mais consciente e reflexiva que forme cidadãos além de técnicos, pessoas que possuam capacidade de perceber as consequências e responsabilidades da utilização da tecnologia e do conhecimento como uma força motriz de transformação social. |