Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11215

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Ricardo Ferreira Pinheiro
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros DANIEL KHEDE DOURADO VILLA
Título Protótipo de um Medidor Eletrônico de Pressão Manométrica
Resumo Em diversos estudos e pesquisas no campo da física, química e biologia, faz-se o uso corriqueiro de medidores manométricos com o simples objetivo de analisar a pressão em um determinado local, em um determinado momento. Como por exemplo, o processo de sorção, que consiste nos processos de absorção e adsorção ocorrendo simultaneamente, de forma que a variação na pressão medida pode fornecer dados relacionados à sorção, um experimento físico sobre o controle de vazão em um sistema hidráulico, onde há necessidade de monitorar a pressão do fluido durante todo o processo, de forma a observar se há vazamentos no sistema, entre outros, um experimento in vitro sobre o controle de emissão de gases de certa população de bactérias, no qual se utiliza um medidor manométrico de forma a monitor em certos intervalos a vazão de gás expelido.
Por constituir em processos que exigem precisão de leitura e rapidez na aquisição dos dados, o uso de medidor manométrico de coluna líquida é insuficiente, visto que por se tratar de um processo manual, é necessário que um operador faça leitura dos dados tempos em tempos, fazendo com que os dados obtidos estejam sujeitos a erros grosseiros.
Diante disso, surgiu a necessidade de criar um medidor eletrônico de pressão manométrica, no qual seja capaz de monitorar de modo autônomo a diferença de pressão em um curto intervalo de tempo. Por ser um instrumento eletrônico, descartam-se erros grosseiros na leitura dos dados, uma vez que é caracterizado por ser preciso e rápido na leitura dos dados. Além disso, possui capacidade de exportar os dados para computadores/planilhas de forma automática, tornando prático e eficiente o seu uso.
Desenvoveu-se então um medidor eletrônico, no qual foi construído com base em um Arduino, um microcontrolador open-source, no qual se fez o uso de uma tela LCD 16x2, tal qual em conjunto a 5 botões físicos, apresenta um menu interativo de fácil utilização, de forma a apresentar ao usuário a pressão manométrica em tempo real, permitir a configuração do intervalo (tempo) no qual os dados serão obtidos e gravados no cartão de memória SD, checagem e calibragem do relógio, reconsulta ao Reading Number (mostrado na inicialização do aparelho), no qual consiste no registro individual (número) atrelado a cada nova inicialização, de forma a distinguir os dados obtidos se caso mais de um usuário vir a utilizá-lo sem que o seu cartão de memória seja zerado, e a possibilidade de alterar qual tipo de unidade de pressão será trabalhada, podendo o usuário escolher entre 'cmH20' (padrão), 'mmHg', 'kPa' e 'psi'. Por fim, o aparelho utiliza de uma bateria alcalina de 9 V, de fácil reposição, de formar a torná-lo portátil, otimizando seu uso, além de uma fonte de tensão 12 V caso seja necessário.
Palavras-chave prototipo, medidor eletronico, pressao manometrica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.